A MediaTek afirma que o seu rival do Snapdragon 8 Gen 3 será insuperável
A guerra entre as duas maiores fabricantes de chips para smartphones Android não é nova. Contudo, todos sabemos que, até há pouco tempo, existia um líder destacado, cuja aceitação do público era totalmente garantida- falamos, claro está, da Qualcomm e dos seus Snapdragon. Porém, as mais recentes gerações dos processadores Dimensity da MediaTek mostraram uma clara tendência de inversão deste cenário que, apesar de ainda estar nos primeiros passos, dá mostras de querer fazer mossa na hegemonia até então verificada.
Assim, não é com surpresa que vemos agora a MediaTek afirmar que o Dimensity 9300, rival do futuro Snapdragon 8 Gen 3, será uma autênctica máquina de topo em todos os aspetos. A arquitetura empregue no fabrico deste chip utiliza quatro núcleos Cortex-A4 e outros quatro Cortex-A720, o que é impressionante, já para não falar na ausência de núcleos de pequenas dimensões. A componente gráfica ficará a cargo da GPU Immortalis Mali-G720.
A fonte das especificações deste processador menciona ainda uma redução de 50% no consumo energético, quando comparado com o seu antecessor, o Dimensity 9200. Assim, performance de topo associada a poupança energética serão trunfos inigualáveis, que prometem mexer a fundo no mercado. A Qualcomm que se cuide...
Ainda falta algum tempo para, quer o chip da MediaTek, quer o da Qualcomm, serem oficialmente anunciados. O final de 2023 deverá ser a altura escolhida, com o primeiro equipamento com eles equipado a chegar no primeiro trimestre de 2024. Aguardamos com alguma ânsia este confronto.