Android 15
Por Rui Bacelar

Android 15 Developer Preview 1 já disponível!

PUB

O inexorável avanço do tempo traz-nos agora a primeira versão de testes do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Em causa está o Android 15 Developer Preview 1 disponibilizado há escassas horas pela tecnológica de Mountain View.

A todos os utilizadores dos smartphones Google Pixel 6, 7 e 8, bem como os Pixel Fold e Pixel Tablet está agora aberta a janela de testes desta que é a primeira compilação oficialmente disponível para o grande público e leque de interessados.

Chegou a Android 15 Developer Preview 1

black android smartphone with Android 15 logo
Imagem Android Authority

Por outro lado, a mais recente iteração de software vem marcar o fim das grandes atualizações de SO (sistema operativo) disponíveis para os smartphones Google Pixel 5 e Pixel 5a.

Passemos então às novidades. De momento não se revela fácil precisar exatamente o que há de novo, uma vez que esta distribuição é ainda muito recente. Em todo o caso, temos já algumas indicações avançadas no blog oficial do Android Developers.

Temos assim os seguintes pontos:

  1. Captura de Ecrã Parcial. Os utilizadores poderão gravar parte do ecrã, selecionando, por exemplo, apenas uma aplicação, janela e ecrã completo. Ao que tudo indica, teremos mais controlo sobre o que será efetivamente gravado. Seria bom, contudo, podermos bloquear as notificações que possam chegar durante este processo.
  2. O Android recebe agora uma API que suporta o recurso fs-verity do kernel Linux. Na prática, isto permitirá que o utilizador guarde um arquivo apenas de leitura num sistema de arquivos de idênticos. Além disso, poderemos assinar o mesmo criptograficamente para garantir que não foi adulterado de forma maliciosa.
  3. Controlos Dinâmicos para a Câmara. A Google alega existirem agora novos controlos para aplicações com "controlo de desempenho dinâmico", aferindo se o telefone está a aquecer demasiado e permitindo um ajuste dinâmico do desempenho.

Calendarização do novo Android 15 da Google

The release schedule.

Teremos pelo menos seis versões de teste - versões "Developer" a chegar ao grande público antes da versão final, estável. As informações foram avançadas pelo portal da Google alusivo ao seu sistema Android.

Em suma, contamos com a versão estável - final - a chegar entre os meses de julho e agosto de 2024, consoante o bom andar dos trabalhos no seio da Google.

A todos os utilizadores interessados, podem já instalar a primeira versão beta do Android 15 através da página oficial da Google.

Por fim, recordamos a lista de equipamentos compatíveis:

  • Pixel 6 e 6 Pro
  • Pixel 6a
  • Pixel 7 e 7 Pro
  • Pixel 7a
  • Pixel Fold
  • Pixel Tablet
  • Pixel 8 e 8 Pro
Por Rui Bacelar profile image Rui Bacelar
Publicado a
Notícias Google