App da Apple TV+ a chegar ao Android?
A Apple é conhecida por manter a maioria dos seus serviços dentro de um ecossistema fechado. No entanto, a empresa tecnológica tem estado a alterar progressivamente esta estratégia e a alargar a sua oferta a mais consumidores.
De acordo com a informação divulgada pelo jornalista Mark Gurman da Bloomberg, a Apple estará a trabalhar numa aplicação dedicada da Apple TV+ para smartphones e tablets Android. A descoberta foi feita através de uma vaga publicada no site de emprego da Apple, cuja descrição aponta para a necessidade de encontrar um engenheiro de software Android sénior. Na descrição da vaga, pode ler-se que a gigante tecnológica procura um profissional que será responsável por liderar o desenvolvimento de "novos recursos" e de "ajudar a construir uma aplicação usada por milhões [de pessoas] para ver e descobrir TV e desporto".
Entretenimento mais acessível para os utilizadores Android que assinam a Apple TV+
A Apple TV+ é uma plataforma de streaming que oferece uma vasta seleção de séries, programas e filmes, mas que tem estado restrita ao ecossistema Apple. Atualmente, os utilizadores Android não conseguem usufruir dos conteúdos disponíveis no serviço de uma forma rápida e intuitiva, uma vez que a Apple TV+ só pode ser acedida a partir da Android TV ou do site oficial. No entanto, isto pode estar prestes a mudar.
Embora a Apple não tenha comentado oficialmente esta nova vaga de emprego, a criação de uma app para Android indica que a empresa está a considerar expandir mais um dos seus serviços para o sistema operativo rival. Esta decisão pode ser motivada pelo desejo de aumentar a sua participação no mercado de streaming de vídeo ou pela necessidade de se adequar às novas regras da Lei dos Mercados Digitais (DMA) em vigor na União Europeia, que obrigam a Apple a adaptar o seu sistema e alterar a forma como conduz os seus negócios.
Importa lembrar que, neste momento, a Apple disponibiliza apenas seis aplicações para smartphones ou tablets Android na Google Play Store. Deste lote fazem parte a Apple Music, assim como o Shazam (pertence à Apple, mas disponibilizado numa conta de programador diferente), Beats, Migrar para iOS e Detetor de Seguimento.
Vê mais no Droid Reader: