Como obter um reembolso na Google Play Store

Existe uma panóplia de apps para comprar na Google Play Store. Nesse sentido, caso um dia te arrependas de uma compra, fica a saber como pedir um reembolso.

Como funciona a política de devolução da Google Play Store?

A Google é relativamente flexível com reembolsos. Caso recebas um, o dinheiro é enviado para o método de pagamento original. Nesse sentido, deves ter cuidado. Caso tenhas criado um cartão virtual único para a compra, certifica-te que o mesmo ainda está disponível no momento do reembolso. Caso contrário, podes perder o dinheiro.

Estás elegível para um reembolso da Google Play Store se:

  • A compra foi feita acidentalmente por um amigo ou familiar, utilizando a tua conta.
  • Não reconheces a compra feita, devendo reportar a possível compra fraudulenta à Google.
  • A app foi comprada há menos de 48 horas.

O período de 48 horas para pedir reembolso pode variar dependendo da razão, o teu país, ou tipo de conteúdo. Por exemplo, podes solicitar reembolsos até 65 dias de conteúdos defeituosos no Google Play Movies & TV.

Caso exibas comportamentos suspeitos (como comprar e reembolsar apps constantemente), partilhes informações de conta ou não protejas a tua conta Google com autenticações de segurança, poderás ficar bloqueado em futuros reembolsos.

Como pedir um reembolso na Google Play Store

Caso tenhas comprado a app há duas horas ou menos, podes pedir o reembolso diretamente pela Play Store. Entre duas e 48 horas, tens de preencher um formulário.

A imagem acima demonstra a maneira mais rápida de obter reembolso.

  1. Abre a Play Store
  2. Navega até a app da qual desejas solicitar o reembolso.
  3. Seleciona Reembolso.
  4. Confirma o pedido no ecrã. O reembolso deverá demorar uns minutos a aparecer no teu método de pagamento original.

E se já passaram 48 horas?

Se tens uma app defeituosa comprada há mais de 48 horas, podes tentar o reembolso pelo formulário na mesma, podendo a Google abrir uma exceção. Caso contrário, só te resta contactar o desenvolvedor da app. Contudo, fica a saber que ele não é obrigado a responder-te ou a emitir reembolsos, portanto exercita cautela com as apps que compras.

Como reportar uma compra fraudulenta na Google Play

Caso verifiques alguma compra que não reconheces em teu nome, deves reportar a mesma à Google, também por um formulário. Nesse formulário deves incluir o método de pagamento, detalhes sobre a compra e uma breve descrição.