Google Pixel 8a vs. Pixel 8: que diferenças existem entre os dois?
As especificações técnicas do Pixel 8a não diferem muito das que a Google nos apresentou no Pixel 7a, o seu modelo antecessor. No entanto, isso não significa que o novo telefone da gigante de Mountain View seja "mais do mesmo" e que não possa ser a escolha de muitos consumidores.
O novo ecrã, o conjunto de câmaras e até mesmo o desempenho geral do dispositivo são muito semelhantes quando comparados com o Pixel 8. Contudo, o modelo mais caro ainda é capaz de oferecer mais: o design é bastante elegante, a bateria é ligeiramente maior e o carregamento é mais rápido.
Com as alterações introduzidas pela Google, o Pixel 8a aproxima-se perigosamente do Pixel 8, o que pode gerar uma concorrência interna séria entre os dois dispositivos da série. Mas será que as diferenças ainda existem e justificam os 270 euros que separam ambos os equipamentos? Quais foram os motivos que levaram a Google a optar por esta disparidade de preços?
Principais diferenças entre o Pixel 8a e o Pixel 8
Google Pixel 8a |
Google Pixel 8 |
Ecrã OLED de 6,1 polegadas, com uma taxa de atualização de 120 Hz e 1400 nits de brilho máximo (conteúdo HDR) |
Ecrã OLED de 6,2 polegadas, com uma taxa de atualização de 120 Hz e 1400 nits de brilho (conteúdo HDR) |
Bateria de 4492 mAh, com suporte para carregamento rápido (18 W com fio ou 7,5 W sem fio) |
Bateria de 4575 mAh, com suporte para carregamento rápido (27 W com fio ou 18 W sem fio) |
Câmaras traseiras de 64 MP e 13 MP, e câmara frontal de 13 MP |
Câmaras traseiras de 50 MP e 13 MP, e câmara frontal de 10,5 MP |
Resistente à água e poeira (IP67) |
Maior resistência à água e poeira (IP68) |
Preço: 559 euros |
Preço: 829 euros |
Design e ecrã
Existem algumas diferenças entre o Pixel 8a e o Pixel 8 no que diz respeito ao design. Ambos os smartphones são muito semelhantes, mas o Pixel 8a tem os cantos um pouco mais arredondados e as bordas mais espessas, características comuns num telemóvel de gama média.
Por sua vez, o Pixel 8 é um dispositivo mais elegante e com um design premium. A parte traseira do Pixel 8a é fosca e possui uma moldura em alumínio, enquanto o Pixel 8 tem uma área traseira em Corning Glass Victus mais resistente, também com uma moldura em alumínio fosco.
O Pixel 8a tem um ecrã de 6,1 polegadas, enquanto o Pixel 8 possui um ecrã ligeiramente maior, de 6,2 polegadas. No entanto, isso não significa que o modelo mais caro seja fisicamente maior: a moldura é mais reduzida e estreita que a do Pixel 8a, mas o peso e a espessura dos dois dispositivos são praticamente iguais.
Ambos os dispositivos têm um ecrã OLED com resolução FHD+ e a mesma taxa de atualização de 120 Hz, proporcionando uma navegação suave e gratificante. Os dois alcançam 1400 nits de brilho no modo HDR e um pico de brilho de 2000 nits.
Em termos de cores, o Pixel 8a está disponível em Obsidiana (preto), Porcelana (branco), Azul Baía e Aloe (verde). Por outro lado, o Pixel 8 pode ser adquirido nas cores Obsidiana (preto), Avelã (prateado), Menta (verde) e Rosa.
Desempenho
O Pixel 8a equipa o processador Tensor G3, o mesmo presente nos modelos Pixel 8 e Pixel 8 Pro. No que diz respeito ao desempenho diário, a linha de chips Tensor, que inclui o Tensor G3, é mais do que suficiente para as tarefas executadas pela maioria dos utilizadores.
Ambos os dispositivos possuem 8 GB de memória RAM e têm opções de armazenamento de 128 ou 256 GB.
Sistema de câmaras
Quando analisamos as especificações técnicas do Pixel 8a, podemos ter a impressão de que o seu conjunto de câmaras é superior ao do Pixel 8, uma vez que o Pixel 8a possui uma câmara grande-angular de 64 MP, enquanto o modelo mais caro tem uma de 50 MP. No entanto, isso não corresponde à verdade.
Nos diversos testes disponíveis na Internet, as fotografias tiradas pelo Pixel 8a apresentam uma qualidade de imagem similar à do Pixel 8. Importa lembrar que o aspeto geral e a nitidez das fotos dependem não só do hardware, mas também do software de aprimoramento de imagem e dos recursos de inteligência artificial utilizados.
No Pixel 8, o nível de detalhe e a temperatura de cor são ligeiramente superiores. Ambos os telefones oferecem qualidade e nitidez decentes, especialmente em condições de pouca luz. A qualidade da imagem ao usar o zoom também é ligeiramente superior no Pixel 8. Embora os dois dispositivos suportem o mesmo zoom digital 8x Super Res, o Pixel 8 destaa-se, alcançando detalhes mais nítidos e uma reprodução de cores mais natural.
Autonomia da bateria
O Pixel 8a vem com uma bateria de 4492 mAh, um aumento notável em relação à bateria de 4385 mAh do Pixel 7a. Por outro lado, o Pixel 8 possui uma bateria de 4575 mAh, o que contribui para uma duração de bateria acima da média.
Nos testes de benchmark, o Pixel 8 supera o Pixel 8a em quase todos os parâmetros, exceto nos jogos 3D. A navegação na web realizada no Pixel 8 dura mais uma hora e quarenta minutos do que no Pixel 8a. Na reprodução de vídeo, a diferença é de uma hora em detrimento do Pixel 8a. No entanto, este dispositivo tem uma autonomia de bateria superior nos testes realizados com jogos.
O Pixel 8a mantém ainda o carregamento com fio de 18 W e sem fio de 7,5 W do Pixel 7a. Neste aspeto, o Pixel 8 é o vencedor. O dispositivo suporta o carregamento com fio de até 27 W e sem fio de até 18 W, sendo capaz de recarregar completamente em aproximadamente 80 minutos.
Conclusão
O Pixel 8a revelou-se uma boa aposta da Google no segmento de telemóveis de gama média. O dispositivo oferece cerca de 90% dos recursos do Pixel 8, por um preço significativamente inferior.
Se estás à procura de um smartphone Android a um preço mais acessível e que não tenha de ter especificações de topo, esta é uma opção que deverás considerar. Lê a nossa review ao Google Pixel 8a, para conheceres um pouco melhor este equipamento.