Nothing anuncia Phone (3) com Snapdragon 8s Gen 4 e novo Glyph Matrix
A Nothing anunciou esta terça-feira, dia 1, o lançamento do Phone (3), o seu primeiro smartphone da marca que se posiciona claramente no segmento de topo de gama.
O novo dispositivo terá um design ainda mais irreverente e um conjunto de melhorias substanciais em termos de desempenho, autonomia da bateria e software.
Estrutura e design
O Phone (3) aposta numa abordagem geométrica arrojada e numa estrutura modular refinada, que, de acordo com a marca, é inspirada na arquitetura contemporânea. O novo formato em "R-angle" foi desenvolvido para melhorar a ergonomia e proporcionar maior conforto durante a utilização prolongada.
A parte frontal apresenta margens uniformes de 1,87 mm, 18% mais finas do que as do Phone (2), que emolduram o ecrã AMOLED. Na traseira, a superfície está dividida em três colunas que conferem ritmo e organização ao dispositivo.
O Phone (3) conta ainda com certificação IP68, o que significa que o equipamento é resistente ao pó, areia e outros resíduos sólidos, bem como à submersão em água.
Ecrã AMOLED de 6,67″
O novo smartphone conta com um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas com resolução 1.5K, capaz de atingir um brilho máximo de 4500 nits (HDR) e 1600 nits em modo de alta luminosidade. Além disso, suporta Ultra HDR para reprodução de conteúdos com um contraste elevado e cores vívidas.
O ecrã possui uma taxa de atualização que se situa entre os 30 Hz e os 120 Hz, aliada a uma taxa de amostragem tátil de 1000 Hz e escurecimento PWM a 2160 Hz, o que melhora o conforto visual, mesmo em ambientes com pouca luz.
Novo sistema Glyph Matrix
Uma das principais inovações presentes no Phone (3) é o Glyph Matrix, um conjunto de micro-LEDs colocados no painel traseiro que exibem informações importantes para não termos a necessidade de olhar para o ecrã. As notificações podem ser personalizadas por aplicação ou contacto e existem indicadores que funcionam em tempo real.
Este sistema inclui ainda funcionalidades como o Glyph Mirror, o relógio digital, o cronómetro, o indicador de bateria, o relógio solar e pequenos jogos que podem ser acedidos através de um botão dedicado. A funcionalidade de identificação de chamadas por Glyph também estará disponível brevemente.
Câmara com desempenho profissional
O sistema de câmaras foi concebido a pensar nos criadores de conteúdo. O sensor principal de 1/1.3 polegadas permite captar as melhores fotografias em ambientes com pouca luz, e o zoom ótico aproxima o utilizador do motivo sem que tal resulte em perda de qualidade.
O Phone (3) grava vídeo em 4K a 60 fps com estabilização ótica de imagem em todas as lentes. Estão ainda disponíveis predefinições desenvolvidas em colaboração com fotógrafos profissionais, para que as criações possuam efeitos cinematográficos.
Processador e desempenho
O novo smartphone é alimentado pelo Snapdragon 8s Gen 4, um processador de 4 nm capaz de proporcionar um desempenho notável quando comparado com o Phone (2). A marca aponta, inclusivamente, os indicadores em que este processador mais se destaca:
- CPU — +36% de desempenho
- GPU — +88% de potência gráfica
- Inteligência Artificial — +60% capacidade de processamento
- Imagem — +125% de capacidade de reconhecimento
Autonomia e carregamento
O Phone (3) incorpora uma bateria de 5150 mAh, a maior de sempre num modelo da marca. Trata-se de uma célula de silício-carbono, de alta densidade, capaz de aguentar um dia completo de utilização.
O dispositivo é compatível com carregamento rápido com fios a 65 W, que lhe permite alcançar uma carga completa em apenas 54 minutos, e carregamento sem fios a 15 W.
Sistema operativo e funcionalidades de IA
O Phone (3) chega ao mercado com o Android 15 e a interface de utilizador Nothing OS 3.5. A marca assegura que a próxima atualização do Android e a Nothing OS 4.0 serão lançadas durante o terceiro trimestre de 2025 e compromete-se a disponibilizar cinco anos de atualizações principais do Android e sete anos de atualizações de segurança.
No Nothing OS 3.5, a inteligência artificial melhora a experiência do utilizador e há funcionalidades para todos os gostos. Eis as principais:
- Essential Search: barra de pesquisa universal acedível por gesto, com resultados em contactos, fotografias, ficheiros, e respostas rápidas sobre clima, eventos ou locais;
- Flip to Record: permite gravar e transcrever reuniões, ao virar o telemóvel para baixo;
- Essential Space: espaço central de organização de ideias, notas e conteúdos, gerido com recurso à inteligência artificial. De acordo com a Nothing, um em cada cinco utilizadores já o utiliza semanalmente.
Preço e disponibilidade
O Nothing Phone (3) estará disponível nas cores preto e branco, com as seguintes configurações:
- 12 GB RAM + 256 GB armazenamento – 799 euros
- 16 GB RAM + 512 GB armazenamento – 899 euros
A pré-venda do novo smartphone começa a 4 de julho, através do site da Nothing.