Houve uma altura em que a popularidade dos tablets estava em alta, muito por conta do fator novidade que residia em torno deste segmento de mercado. Contudo, o passar dos anos foi invertendo este indicador: os smartphones cresceram (em tamanho) a um ritmo alucinante, e aos poucos foram ocupando o lugar até então ocupado pelos seus irmãos de outro segmento.
Porém, isso não significa que os tablets não continuem a ser equipamentos interessantes e úteis, desde que bem explorados. Aliás, a queda na popularidade até acabou, de certa forma, por fazer com que as fabricantes aguçassem o engenho empregue nestes equipamentos, e hoje temos no mercado tablets mais interessantes do que nunca.
Estas são as nossas quatro escolhas, cada uma com os seus respetivos argumentos:
O melhor topo de gama

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra
Para quem quer o melhor que o dinheiro pode comprar, esta é a escolha certa. Estamos perante uma autêntica máquina de trabalho, produtividade e entretenimento, com potencial até para substituir alguns computadores portáteis. O destaque vai para o seu ecrã Super AMOLED com 14,6", que garante espaço suficiente para a execução de diversas tarefas em simultâneo. Não é barato, é certo, mas o que oferece faz justificar a sua etiqueta de preço.
O melhor em relação qualidade/preço

Xiaomi Redmi Pad
O Redmi Pad é um daqueles casos em que um produto, apesar de não ser especialista em nada, também não desilude em nenhum aspeto. Por cerca de 200€ temos um tablet com um ecrã de grandes dimensões e 90 Hz, poder de processamento suficiente e bateria generosa, além de alguns extras como quatro colunas de som e carregamento rápido. O que mais se pode pedir?
O melhor económico

Samsung Galaxy Tab A7 Lite
Desengane-se quem pensar que é necessário gastar muito dinheiro para ter um tablet aceitável. Este Galaxy Tab A7 Lite é prova disso: por 114€ conseguimos ter um equipamento com especificações adequadas a uma utilização casual/não muito exigente, perfeito por exemplo para entretenimento em viagem. Mas o melhor de tudo é que a carteira vai agradecer.
O melhor para crianças

Nokia T10
Ocupar o tempo das crianças pode ser um desafio, e muitos pais recorrem aos tablets para essa finalidade. Neste capítulo específico recomendamos o Nokia T10, pois a sua construção em plástico suporta tratamentos mais descuidados, típicos dos mais novos. Aliado a isso temos um leque de especificações diverso, capaz de manter as crianças entretidas sempre que necessário.