O smartphone, ou telemóvel, é um produto indispensável atualmente. Parte do nosso quotidiano passa por este computador de bolso, dos modelos mais baratos, aos mais cobiçados flagships.
Porém, nem todas as marcas entregam um mesmo período de suporte de software com atualizações relevantes e necessárias não só para garantir a respetiva segurança, mas também para nos dar as mais recentes funcionalidades.
Em seguida analisamos e organizamos, por relevância, as melhores marcas de smartphones atentando no quesito Suporte oficial de Software.
A tecnológica responsável pelo desenvolvimento do sistema operativo Android, e também a responsável pela gama de telemóveis Pixel é a indisputada primeira classificada. Ao controlar o software que corre nos seus Pixel, é apenas natural que esta seja a empresa com a melhor política de atualizações, com as novidades a chegar em primeiro lugar aos seus produtos.
Tal sucede por várias ordens de razão. Em primeiro lugar, como explanado supra, porque é esta a mesma empresa que desenvolve o sistema Android. Por isso, é normal que também sejam os seus próprios produtos a receber as novidades logo que estas estejam disponíveis.
Em segundo lugar, porque os seus smartphones Google Pixel usam o sistema Android num estado "puro". Por isso, mesmo que todas as fabricantes tenham (e têm) acesso às versões finais do sistema virtualmente ao mesmo tempo, uma vez que a "skin" da Google é o próprio Android (puro), não há um hiato - necessário para as adaptações de cada UI (User Interface) entre a sua disponibilização e a sua chegada ao produto final, o nosso telemóvel Pixel.
Por fim, a Google compromete-se, atualmente, a disponibilizar 7 (sete) anos de atualizações de software de sistema e de segurança aos seus dispositivos.
Samsung
A tecnológica sul-coreana foi uma das melhores relevações dos últimos anos neste quesito. A energia que a empresa dedicou à melhoria e expansão do seu suporte de software é autenticamente louvável.
Atualmente a Samsung está par a par com a Google entre as melhores marcas para suporte de software oficial. A fabricante garante até 7 (sete) anos de atualizações de software de sistema e de segurança aos seus dispositivos para os seus modelos de gama alta - linha Galaxy S e Galaxy Z.
Infelizmente, o mesmo não pode ser dito, sem um quê de compreensível, para a gama de entrada (Galaxy A), mas menos perdoável para os equipamentos de gama média (Galaxy A de número mais elevado).
OnePlus (e OPPO)
A OnePlus continua a ser uma das melhores marcas de smartphones oriundas da China desde os seus primórdios em 2014. A sua interface OxygenOS sempre cativou os utilizadores pela leveza, agilidade e proximidade com o Android puro.
Ainda agora, ou mais recentemente, desde a sua definitiva fusão com a OPPO e respetiva ColorOS, certo é que a política de atualizações desta marca continua a ser uma das melhores no mercado Android.
A política de atualização da marca prevê 4 (quatro) anos de atualizações de software com as novas versões do Android, além de 6 (seis) anos de atualizações de segurança, começando pelo modelo OnePlus Nord 4.
Já o atual topo de gama, em 2024, o OnePlus 12, conta com as mesmas 4 grandes distribuições de novas versões do Android, mas apenas 5 anos de atualizações de segurança à data de redação deste artigo.
Previamente, todos os modelos de smartphones OnePlus topo de gama recebiam três grandes atualizações do sistema Android e quatro anos de atualizações de segurança.
Xiaomi, Redmi e POCO
A Xiaomi já há muito que endireitou este importante quesito no seu compromisso de satisfação do consumidor. Longe vão (felizmente), os dias de atualizações questionáveis da MIUI, agora que a sua HyperOS trouxe um novo fôlego ao mercado de dispositivos móveis.
A fabricante chinesa liderada por Lei Jun anunciou, já em 2023, que passaria a garantir 4 (quatro) anos de atualizações do Android, e 5 (cinco) anos de atualizações de segurança para os seus mais variados equipamentos.
A decisão foi comunicada ao público durante o lançamento da gama Xiaomi 13T e 13T Pro e aplica-se, sobretudo, aos modelos de gama alta, os flagships em particular. Portanto, para os modelos mais acessíveis, contem com cerca de 3 anos de atualizações do Android.
Importa ser dito que a Xiaomi é uma das fabricantes que mais modelos de equipamentos tem no mercado. Seja através da própria Xiaomi, ou da Redmi e até da POCO. Em todo o caso, a marca tem melhorado - muito - este quesito.
Flagships Xiaomi
- Versões do Android: Quatro - para modelos lançados após a gama Xiaomi 13T.
- Três para gerações anteriores.
- Atualizações de Segurança: Cinco anos para modelos lançados após a gama Xiaomi 13T
- Pacotes de correções (patches) a cada 90 dias
- Quatro anos para modelos anteriores.
Redmi Note
- Versões do Android: Duas a Três consoante a gama de Redmi
- Uma a Duas para gerações prévias aos Xiaomi 13T e modelos de entrada
- Atualizações de Segurança: Três ou Quatro anos para modelos lançados após a gama Xiaomi 13T
- Pacotes de correções (patches) a cada 90 dias
- Três anos para modelos anteriores.
Redmi
- Versões do Android: Uma
- Atualizações de Segurança: Dois anos com patches a cada 90 dias
Poco F/X
- Versões do Android: Duas a Três consoante os modelos
- Atualizações de Segurança: Três a Quatro anos com patches a cada 90 dia
Poco M
- Versões do Android: Uma a Três consoante os modelos
- Atualizações de Segurança: Três anos com patches a cada 90 dias
Poco C
- Versões do Android: Uma consoante os modelos
- Atualizações de Segurança: Dois anos com patches a cada 90 dias
Nothing
A Nothing chegou ao mercado com o seu deslumbrante design Glyph, com a transparência e a iluminação LED a destacar os seus produtos. Além de, uma forte pitada, da irreverência outrora associada à OnePlus da era Carl Pei e Pete Lau.
Com vários produtos qualidade / preço e uma forte aposta na competitividade, a britânica Nothing é uma das melhores marcas no que concerne à política de atualização do sistema operativo Android e claro, das atualizações de segurança.
Atualmente a fabricante divide-se em duas marcas, a Nothing e a CMF Phone:
Nothing Phone:
- Versões do Android: Três.
- Atualizações de Segurança: Quatro anos.
CMF Phone:
- Versões do Android: Dois.
- Atualizações de Segurança: Três anos.
Honor
A HONOR é uma das melhores fabricantes não só para quem procura um pouco do requinte da Huawei, mas também para quem valoriza as atualizações de software.
Para a maior parte dos seus modelos de smartphone, a Honor promete 2 (dois) anos de atualizações do Android e dois anos de atualizações de segurança.
Porém, mais recentemente, os modelos HONOR Magic Pro começaram a ter direito a 3 (três) anos de atualizações do Android e 5 (cinco) anos de atualizações de segurança.
A HONOR passou de subsidiária da fabricante chinesa Huawei, para marca independente após o desaire que se abateu sobre esta última, com a proibição de utilização de serviços Google, entre outras restrições.
Atualmente, os mais recentes modelos da Honor contam com - desde três anos de atualizações do Android e cinco de atualizações de segurança.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário