Samsung Galaxy A54 vs A34: as diferenças
Os Samsung Galaxy A54 e Galaxy A34 são os mais recentes smartphones da marca a integrarem as suas opções de gama média, com vista à conquista de quota de mercado durante o ano corrente. Estes modelos viram os seus preços base serem aumentados comparativamente aos seus antecessores, no entanto isso não fará com que deixem de ser opções viáveis para quem procura um equipamento com qualidade, mas sem aspirar a um topo de gama (e aos seus valores consequentemente condizentes).
Apesar de esteticamente semelhantes à primeira vista, as novas propostas coreanas carregam algumas diferenças entre si, como é natural. Vamos passar a detalhá-las.
Design e ecrã
O A54 é menor que o seu irmão, no entanto é cerca de três gramas mais pesado, o que deve acabar por passar despercebido. A contribuir para a diferença de tamanho estão os respetivos ecrãs, medindo o do A34 6,6 polegadas, contra as 6,4 do A54. Ambos são Super AMOLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, mas o menor tem a câmara frontal em formato punch hole, e o maior num rasgo em forma de lágrima. Comum aos dois é também a certificação IP67.
Em termos de cores, a parelha existe em lima, grafite e violeta, mas a acrescentar ao A34 temos uma opção prateada, enquanto no A54 encontramos uma em branco.
Câmaras
Estes novos equipamentos sofreram melhorias focadas na captação de imagens em ambientes noturnos e pouco iluminados, logo é expectável que os resultados conseguidos nestas condições superem os dos seus antecessores.
Podemos encontrar três câmaras em cada um, estabilização ótica de imagem nos sensores principais e filmagem em 4K tanto no conjunto traseiro como na câmara de selfie. O A54 tem vantagem na resolução de praticamente todos os sensores com exceção do macro, notando-se assim uma superioridade natural do modelo mais caro.
Processador
A escolha deste componente, um dos principais de qualquer smartphone, recaiu em duas fabricantes diferentes, uma para cada modelo. Assim, o A34 conta com os préstimos de um MediaTek Dimensity 1080 de 6 nm, enquanto o A54 recorre ao Exynos 1380, fabricado de acordo com o processo de 5 nm.
Apesar das diferenças nos resultados dos benchmarks sintéticos mais conhecidos não fazerem antever um contraste muito elevado entre o comportamento de cada um destes equipamentos, um aspeto onde o Galaxy A54 tem vantagem é na autonomia, graças aos 5 nm em que o seu chip é fabricado; nesse sentido, os 5000 mAh deste último serão mais duradouros que os empregues no A34.
Diferentes... mas iguais
São mais as semelhanças entre estes novos Galaxy do que as diferenças, pelo que pode por vezes ser difícil optar por um deles. No fim do dia, acreditamos que seja o orçamento disponível a ditar se é o A34 ou o A54 que vai voltar para casa connosco.