Quando pensávamos que já sabíamos tudo, a Samsung pode surpreender-nos ainda mais em 2025. Para além do headset de realidade mista do Project Moohan, a tecnológica sul-coreana estará a ultimar o desenvolvimento de uns óculos inteligentes, que poderão ver a luz do dia ainda este ano.
Segundo informações avançadas pelo site sul-coreano ET News, o dispositivo, com o nome de código HAEAN, já se encontra em fase final de desenvolvimento, aproximando-se da sua revelação oficial.
O que podemos esperar?

A sua estrutura deve contar com diversos sensores, e pelo menos uma câmera integrada. Segundo o Maeil Business Newspaper, a Samsung poderá equipar este modelo com uma câmara de 12 MP, utilizando um sensor de imagem Sony IMX681. A estratégia parece seguir os passos da Meta e dos seus óculos inteligentes desenvolvidos com a Ray-Ban.
Além disso, espera-se que a bateria de 155 mAh alimente um processador com arquitetura semelhante à do Apple Vision Pro. Neste caso, espera-se que a empresa combine um processador Snapdragon AR1 da Qualcomm com um segundo chip desenvolvido pela NXP.
Mas importa perceberes que ainda há muitas peças deste puzzle por encaixar. A marca continua a trabalhar no design e nas especificações dos seus óculos inteligentes, o que significa que os detalhes (e rumores) podem mudar nos próximos meses.
No entanto, há uma certeza: a marca quer criar um dispositivo que se integre de forma natural no teu dia a dia. A aposta passa por um design pensado para se moldar ao corpo humano, sem comandos remotos ou botões visíveis. Em vez disso, sensores e câmaras avançadas estarão a ser desenvolvidos para reconhecer gestos e movimentos.
Gemini como assistente inteligente

Os óculos inteligentes da Samsung vão contar com o Gemini da Google como assistente integrado, trazendo-te funcionalidades avançadas como reconhecimento de gestos, identificação facial e até leitura de códigos QR – tudo para te dar uma experiência fluida e intuitiva.
A primeira remessa deverá contar com um milhão de unidades. E ao que tudo indica, não vais ter de esperar muito para saber mais: a gigante sul-coreana deverá levantar o véu sobre o projeto no próximo evento Unpacked.
Diria que, com esta aposta, a gigante sul-coreana não quer apenas lançar mais um gadget inovador. Está a preparar o terreno para uma verdadeira revolução – e quem sabe, num futuro não muito distante, estes óculos poderão substituir não só os relógios inteligentes, mas talvez até o teu próprio telemóvel.
Vê mais no Droid Reader: