• Home
  • Dicas
  • Será que os AirPods funcionam em Android?
Será que os AirPods funcionam em Android?
Por Pedro Alves

Será que os AirPods funcionam em Android?

PUB

Lançados originalmente em 2016, os AirPods seguiram as pisadas de diversos equipamenos da Apple e rapidamente criaram uma tendência. A sua popularidade ainda hoje é tal que os diversos modelos existentes sofrem com o mercado das imitações e das réplicas a preço mais acessível, pois toda a gente quer andar na rua com o estilo emanado por uns AirPods, mas se possível sem pagar o valor pedido pelos mesmos.

AirPods em Android, é ou não possível?

Sendo da Apple, é normal que a maioria das pessoas pense que os AirPods apenas funcionam com dispositivos desta marca. No entanto, tal não corresponde à realidade. Por isso, a resposta à pergunta do título é: sim, funcionam, mas com desvantagens.

Na verdade os AirPods trabalham como uns normais auscultadores bluetooth, logo funcionam não só em Android mas também noutros sistemas que ofereçam a possibilidade de emparelhamento com dispositivos de áudio através desta ligação sem fios. No entanto, há recursos de que apenas se pode tirar partido quando conetados a algum iPhone, iPad, iPod ou Mac. E, convém esclarecer, quando falamos em AirPods estamo-nos a referir a todas as variantes, ou seja, aos modelos Pro e Max também.

Photo of Apple AirPods on white table with case beside them.

Como ligar os AirPods a um smartphone Android?

Aqui também não há grandes segredos: na verdade esta operação é muito simples. Basta então:

  • Abrir o menu de pesquisa de novos dispositivos bluetooth no vosso Android;
  • Abrir a caixa dos AirPods com os mesmos inseridos dentro (no caso dos AirPods Max basta retirá-los do estojo);
  • Pressionar durante alguns segundos o botão que se encontra na traseira da caixa dos AirPods, ou o botão de controlo de ruído nos AirPods Max;
  • Quando os AirPods estiverem prontos para emparelhar, uma luz vai começar a piscar;
  • Agora no Android os AirPods vão aparecer nos resultados da pesquisa e basta pressionar em cima dos mesmos para os conetar.

E pronto, a partir deste momento podem usar os auscultadores da maçã normalmente no vosso equipamento do robô verde. Mas há algumas desvantagens a ter em conta.

As desvantagens...

Sendo os AirPods especificamente concebidos para funcionar com outros dispositivos da mesma marca, há funcionalidades exclusivas deste casamento dentro do mesmo ecossistema que não vamos encontrar fora do mesmo.

  • O processo de emparelhamento: para ligar uns AirPods a um iPhone, basta abrir a tampa dos mesmos; já para ligar a um Android, o processo é todo o que descrevemos acima.
  • A Siri não funciona em Android.
  • Não é possível personalizar a ação de duplo toque.
  • A deteção de orelha não funciona.
  • Não há uma forma fácil para verificar a bateria quer dos AirPods, quer da caixa de carregamento.

Existem aplicações para o sistema da Google que ajudam a melhorar a experiência de utilização com os AirPods, como a AndroPods e a Assistant Trigger. Estas apps contam com versões quer gratuitas quer pagas, e colmatam algumas das ausências acima referidas, tais como a visualização do nível de bateria e a deteção de orelha.

Para concluir, resta referir que, se é utilizador Android, deve considerar outras opções de auscultadores bluetooth, pois há no mercado diversas opções mais interessantes e mais compatíveis com este sistema, e muitas vezes bem mais baratas também.

Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas