Smartphone dobrável? Eis os cuidados essenciais com o teu telemóvel!
Os smartphones dobráveis são, atualmente, uma visão comum nas mãos dos utilizadores, com várias opções no mercado para diferentes necessidades e escalões de preço, longe já de serem apenas um artigo de luxo.
Outrora uma fantasia, são agora a realidade para milhares de pessoas em todo o mundo. Porém, dadas as suas caraterísticas, exigem alguns cuidados e boas práticas para maximizarmos a sua vida útil.
Fruto da sua natureza, e tendo em consideração também o seu preço, é apenas normal que dediquemos mais atenção aos nossos smartphones dobráveis.
Tem atenção a pó à sujidade no teu dobrável
Em primeiro lugar, não devemos deixar que a poeira e a sujidade se acumulem no nosso dobrável quando o fechamos. Isto porque teremos duas porções do ecrã em contacto com estes elementos que, em potencial, o podem arranhar.
Mais ainda, os dobráveis são fabricados para que ambas as porções fiquem extremamente justas quando fechado. Ou seja, estes telefones têm pouco espaço para detritos adicionais neste "encontro" de painéis.
Em suma, poeira e detritos dentro do ecrã interno do smartphone dobrável, além da pressão, podem riscar (ou pior) o teu ecrã interno.
Nunca remover a película interna do ecrã
A Samsung e o Google aplicam, de fábrica, protetores de ecrã que nunca devem ser removidos. Estes protetores não protegem contra choques como um protetor de vidro temperado, mas funcionam bem para evitar arranhões, especialmente se fecharem o telefone com partículas dentro.
De igual modo, são também uma boa proteção contra unhas e outros objetos duros que possam entrar em contacto com os ecrãs dos nossos smartphones.
Não forces o teu smartphone dobrável
Nunca devemos tentar dobrar o nosso Galaxy Z Fold 6 ou Pixel 9 Pro Fold para além da sua extensão máxima. Além disso, com o tempo, as dobradiças destes telefones tendem a parar em cerca de 98% da extensão total.
Devemos ter cuidado para nunca tentar forçar o telefone dobrável a abrir se ele claramente apresentar resistência neste movimento. Caso o forcemos a tal, pode não só quebrar o vidro interno como também danificar a dobradiça interna.
A engenharia das dobradiças está cada vez melhor. Porém, independentemente do que a Samsung ou o Google digam, estas dobradiças também são suscetíveis a sujidade e detritos que entram no mecanismo pela parte exterior do telefone.
Dobradiças cada vez melhores, sim, mas atenção!
As dobradiças são projetadas com elementos e barreiras que tentam manter a poeira fora, mas isso nem sempre funciona. O melhor é tentar limpar a poeira ou a areia da dobradiça quando o Galaxy Z Fold 6 ou Pixel 9 Pro Fold estiver fechado antes de tentar abri-lo.
Note-se que tal prática é especialmente recomendável para partículas mais finas que podem facilmente entrar na dobradiça e ultrapassar as escovas instalados.
Estas (humildes) recomendações são válidas para todo e qualquer modelo de smartphone dobrável, sendo os Galaxy Z Fold e Pixel 9 Pro Fold duas das gamas mais populares no mercado.
E a resistência à água nos dobráveis?
Igualmente importante é o cuidado a ter com líquidos como a água. É certo que os dobráveis, no seu estado atual, também não são tão resistentes à água como os telefones tradicionais apesar dos desenvolvimentos notórios neste ramo.
Portanto, mesmo que tenha uma classificação de resistência IP, como a classificação IP48 do Galaxy Z Fold 6, não devemos confiar cegamente neste dado.
É sempre melhor limpar o líquido se o telefone ficar ligeiramente molhado ou evitar abrir quando submerso. O objetivo? Não deixar entrar mais água do que a que possa já ter entrado na dobradiça do telefone.
Há forma de diminuir a "vinca" do ecrã?
Infelizmente, não. Ao comprar um smartphone dobrável devemos estar preparados para lidar com esta zona, de ligeira depressão, coincidente com o eixo de dobra do telefone e possivelmente a zona mais sensível do ecrã.
Isto porque, uma vez que os ecrãs dobráveis precisam de dobrar e abrir inúmeras vezes ao dia, eles precisam ser suficientemente duráveis para lidar com movimentos repetitivos como o abrir e fechar do mesmo.
Ora, para tal precisamos de uma dobradiça que consegue suportar isso e ecrã que acompanhe. Atualmente, fabricantes como a Samsung, Google, OnePlus e outros ainda não conseguiram descobrir como remover completamente a vinca.
Todavia, smartphones dobráveis como o Honor Magic V3, além de bons exemplos da OPPO, dão-nos dobráveis que conseguem esconder muito bem esta realidade. Em todo o caso, a "vinca" não desaparecerá e, com o uso repetido, pode ficar mais visível, ou notória ao toque.
Aposta numa boa capa de proteção para o smartphone dobrável
Ainda que a maioria dos smartphones dobráveis sejam bem construídos, sejam os Samsung, Google Pixel, Honor, OPPO ou Xiaomi, nenhum é imune a riscos inerentes ao seu uso diário.
Em simultâneo, temos já vários exemplos de boas capas de proteção para este tipo de telefones, sejam dobráveis no eixo vertical e / ou horizontal. Variando em cor, material e espessuras, vale a pena investir num destes objetos.
Sobretudo face ao valor comercial do próprio smartphone, e apesar de acrescentar alguns milímetros de espessura ao telefone, compensa usar uma capa de proteção.
Vê mais no Droid Reader: