Qualcomm lança Snapdragon 8 Elite: Um salto gigantesco na performance móvel

A norte-americana Qualcomm é a marca de referência em processadores, vulgo chipsets para dispositivos móveis Android. Agora, deu a conhecer a mais recente iteração do seu SoC topo de gama, o Snapdragon 8 Elite que promete entregar o poder de um PC para a próxima geração de smartphones Android topo de gama.

É a próxima etapa no que ao desempenho diz respeito. Uma grande promessa e ousada fasquia, a de igualar os nossos computadores de trabalho, carregando um tamanho poder de processamento para os nossos telemóveis Android.

Qualcomm anunciou novo chip durante a Snapdragon Summit

A tecnológica norte-americana anunciou este processador, o Snapdragon 8 Elite de nova geração durante o certame anual Snapdragon Summit.

Este chipset cativou as atenções sobretudo pelo CPU Oryon. A Qualcomm afirmou que o processador foi concebido com a arquitetura Oryon de segunda geração.

Mais ainda, e como seria de esperar, há um notório salto de desempenho com a GPU Adreno e o Hexagon NPU (Unidade de Processamento Neural) mais poderoso.

Arquitetura ORYON de 2.ª geração no Snapdragon 8 Elite

Atentando nas principais características entregues pelo Snapdragon 8 Elite estão um aumento de desempenho de até 40% e uma eficiência energética 40% superior. São métricas realmente dignas de nota.

A isto soma-se a redução de 27% no consumo de energia em todo o sistema, como um dos aspetos destacados. Aponta-se ainda as capacidades do AI Engine, cujo poder da inteligência artificial aumentou 45%.

Melhorias dramáticas no desempenho e eficiência

Lista com algumas das principais melhorias do novo chipset Qualcomm.

Por outro lado, a eficiência energética melhorou 45%. Além destas cifras impressionantes, apontam-se também grandes inovações na câmara.

O Snapdragon 8 Elite apresenta ainda capacidades reforçadas de processamento de imagem com capacidades de processamento de imagem mais naturais e inteligentes.

Poder (de elite) para os smartphones Android

Lista com algumas das principais melhorias do novo chipset Qualcomm.

Numa outra nota, a funcionalidade Video Eraser - já parte integrante do chipset - facilita a eliminação de objetos estranhos ou não desejáveis em vídeos.

Por outro lado, a tecnologia Insight AI dá-nos a possibilidade de ajustar, em tempo real, seja o tom de pele, seja o fundo. Em suma, contribuindo para dar às fotos e vídeos uma iluminação e cores mais naturais.

Poder que também chega à vertente gaming

O Snapdragon 8 Elite também visa transformar o cenário dos jogos móveis ao oferecer suporte para o Unreal Engine 5.

Este motor de física em tempo real tornará possível a criação de ambientes 3D cinematográficos e interações realistas nos jogos para smartphones.

Aliás, com o motor de física Unreal Chaos, passará a ser possível realizar simulações e interações realistas, mesmo em cenas complexas.

A tecnológica norte-americana prometeu ainda melhorar a experiência áudio com a tecnologia Snapdragon Sound. Mais concretamente, a tecnologia de áudio sem perdas aptX fornece suporte para música Bluetooth de 24 bits e 48 kHz, enquanto o suporte para música Wi-Fi é fornecido a partir de 24 bits e 96 kHz.

Por fim, como refere a própria em comunicado, temos também o suporte Wi-Fi 7 de baixo consumo de energia integrado.

Vê mais no Droid Reader: