The Android Show: Android 16, Wear OS 6, Material 3 Expressive e mais
A poucos dias da conferência anual I/O, a Google decidiu revelar as alterações que serão brevemente implementadas no ecossistema Android. Num evento transmitido através do canal oficial do Android no YouTube, a tecnológica norte-americana apresentou oficialmente o Android 16 e o Wear OS 6, e prometeu aos utilizadores uma experiência mais coesa, personalizada e inteligente.
Android mais pessoal e expressivo
Uma das grandes apostas da Google para as próximas versões dos sistemas operativos é o Material 3 Expressive, uma reformulação visual profunda que abrange tanto o Android como o Wear OS. Trata-se de uma das maiores atualizações gráficas dos últimos anos, que será implementada no Android 16 e Wear OS 6 no final do ano e tornará o sistema mais coeso e personalizável.
A Google fez um trabalho de bastidores bastante interessante, reformulando inúmeras animações, que estão agora mais reativas à interação do utilizador, especialmente nas notificações. Foram também introduzidas novas paletas de cores, tipos de letra e transições, que tornam as ações comuns — como dispensar aplicações recentes ou ajustar o volume — mais suaves e intuitivas.
Além disso, o painel de definições rápidas está ainda mais personalizável, o que permite reorganizar e adaptar os atalhos para o uso diário.
Wear OS 6: animações, desempenho e autonomia
No universo dos smartwatches, o Wear OS 6 também será contemplado com uma lufada de ar fresco. O elementos deste sistema adaptam-se melhor aos formatos arredondados dos ecrãs, com animações fluidas que originam uma sensação de profundidade nas listas e menus, facilitando a navegação e a leitura.
As interações diárias também foram tidas em conta. Há alterações no teclado numérico, no controlo de multimédia e nas respostas táteis. As transições entre menus estão mais suaves, e os elementos gráficos adaptam-se dinamicamente ao espaço disponível no ecrã.
A Google sublinha ainda que o Wear OS 6 oferece um desempenho superior em relação às versões anteriores e possibilita um ganho estimado de até 10% na autonomia dos dispositivos.
Gemini chega a mais dispositivos
A inteligência artificial não ficou de lado e será uma peça central nesta nova fase. Segundo a Google, o assistente de IA Gemini poderá ser utilizado noutros equipamentos, como relógios com Wear OS ou automóveis com Android Auto. O Gemini chegará também ao Google TV, onde oferecerá sugestões personalizadas e explicações educativas.
Segurança e privacidade reforçadas
No campo da segurança, o Android 16 introduz melhorias significativas na deteção de fraudes, com alertas em tempo real para chamadas e mensagens suspeitas. Uma nova funcionalidade, denominada Find Hub, permitirá localizar dispositivos e objetos perdidos, bem como partilhar a localização com familiares e amigos.
Em situações de emergência, nas quais os utilizadores não tenham cobertura de rede móvel, o sistema recorrerá à ligação via satélite.
Quando serão lançados o Android 16, Wear OS 6 e o Material 3 Expressive?
Embora não tenha sido anunciada uma data concreta, a Google confirmou que o Android 16 será lançado em junho. Por sua vez, o Wear OS 6 será lançado até ao final do ano, altura em que a atualização da interface também deverá chegar.