• Home
  • Notícias
  • Adeus Nokia? HMD vai criar marca própria de smartphones
Adeus Nokia? HMD vai criar marca própria de smartphones
Por Abílio Rodrigues

Adeus Nokia? HMD vai criar marca própria de smartphones

A emblemática marca Nokia, conhecida pela resistência dos seus dispositivos, enfrenta um novo capítulo sob a batuta da HMD Global, que assumiu o controlo após a sua segunda ressurreição.

Desde a venda à Microsoft em 2014 e posterior transferência para a Human Mobile Devices (HMD Global) em 2016, a Nokia viu-se reinventada com smartphones Android e inovações como a reparabilidade pelo utilizador nos EUA. Contudo, o cenário está prestes a mudar.

Nokia e HMD: crónica de um fim anunciado

No último dia de janeiro, a HMD lançou uma breve mensagem mantendo a essência do passado, onde declarou "Nós fazemos telefones Nokia" e sinalizou "mais novidades a caminho".

Apesar de assegurar o suporte contínuo aos atuais dispositivos Nokia, o comunicado indica uma viragem, mencionando o desenvolvimento de dispositivos originais da HMD, assim como parcerias inéditas.

O que o comunicado não explicita é o que todos pensamos: os telefones Nokia podem mesmo estar prestes a desaparecer. Em setembro de 2023, a HMD Global havia já delineado uma nova identidade independente da Nokia, planeando lançar uma linha própria e autónoma de smartphones.

O acordo de licenciamento com a Nokia expira em 2026, sugerindo um possível fim iminente. Leaks recentes indicam o lançamento de dois smartphones pela HMD com a sua própria marca, sendo que pelo menos um deles pode chegar ao mercado norte-americano.

Lars Silberbauer on LinkedIn: HMD, makers of Nokia phones | 30 comments
As a CMO, it's a privilege, albeit a rare one, to have the opportunity to build a new brand from scratch. This is the unique journey we're embarking on at HMD.… | 30 comments on LinkedIn

Todos os indícios apontam para o desaparecimento da marca Nokia, o que não deixa de ser uma perda lamentável. Lars Silberbauer, CMO da Nokia Phones e HMD, praticamente confirmou isso através do LinkedIn:

"Estamos a transitar de uma posição de detentores de uma licença para uma empresa multi-marca, com a nossa própria linha de produtos com a marca HMD, complementada com várias parcerias de licenciamento e colaborações significativas com outras marcas que estamos ansiosos por revelar na MWC, no final deste mês."

Nokia: nostalgia de olhos postos no futuro

Há mais de 20 anos, o Nokia N-Gage foi o pioneiro dos smartphones de jogos no mercado, recebendo rasgados elogios pela sua inovação.

Assim como outras marcas - como a BlackBerry - a Nokia enfrenta os desafios de uma ressurreição mal sucedida. A HMD Global parece estar agora a preparar-se para um futuro independente, mantendo-nos curiosos sobre possíveis colaborações e novos produtos que serão revelados em breve.

O destino da Nokia permanece incerto, mas a HMD Global promete uma nova era, deixando-nos a questionar se este é o renascimento aguardado ou o fim definitivo da icónica marca.

Vê mais no Droid Reader:

Por Abílio Rodrigues profile image Abílio Rodrigues
Publicado a
Notícias Nokia