Ainda não conheces o Google Meet? Aprende a usar!
Wagner Pedro

Ainda não conheces o Google Meet? Aprende a usar!

PUB

O Google Meet é uma das aplicações de videochamada mais populares no mercado. Esta plataforma, disponível para dispositivos Android/iOS, alguns aparelhos inteligentes e na versão web, entrega diversos recursos interessantes para interagires com outras pessoas em tempo real.

Neste artigo, damos-te a conhecer o serviço da Google e mais importante que isso mostramos-te como usar as suas principais funções.

Entendendo a interface

Em primeiro lugar, é importante entenderes o layout do ecrã inicial da aplicação para te familiarizares com os recursos:

  • A parte superior abriga a barra de pesquisa para que encontres os teus contactos, discar um número para ligar ou inserir um código do Meet para participares de uma chamada;
  • No canto superior esquerdo está o menu (três linhas empilhadas) para acederes às configurações, preferências e ajuda;
  • No canto inferior direito está o botão "Ligar" para iniciares uma nova chamada de voz ou voz + vídeo;
  • Caso tenhas chamadas recentes, os contactos aparecerão no meio do ecrã para facilitar a comunicação.

Como iniciar uma chamada com um único contacto

Para iniciares uma nova chamada com apenas uma pessoa, basta tocares no botão "Ligar" no canto inferior direito e selecionar o contacto desejado.

Em seguida, toca em "Ligar" para iniciares a ligação usando a câmara; no ícone de telefone caso queiras ligar apenas usando a voz ou no ícone de seta para enviares uma mensagem, que pode ser uma foto, vídeo ou nota.

Como iniciar uma chamada de grupo

O Google Meet permite fazeres videochamadas com até 32 participantes. Assim, podes interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, como amigos e familiares.

O processo para iniciar este tipo de chamada é bem simples: toca no botão "Ligar" no canto inferior direito, escolhe a opção "Criar grupo", seleciona os contactos e depois toca em "Concluído". No próximo ecrã, basta tocares em "Iniciar" para começar a videochamada.

Como alterar as configurações

Acedendo às configurações da aplicação, é possível mudares alguns padrões ou recursos. Para fazeres isso, toca em menu (três linhas empilhadas) no canto superior esquerdo e depois em "Configurações".

Há duas opções importantes: configurações de chamada e configurações de reunião. Na primeira, podes melhorar a tua experiência durante uma videochamada, ativando o modo de pouca luz, economia de dados ou modo espelho, por exemplo.

Na segunda opção, é possível enviares informações de diagnóstico à Google para ajudar a melhorar o serviço; limitar o uso de dados e ativar o recurso de chamadas vazias, que te remove após alguns minutos se ninguém entrar na chamada.

Em "configurações de chamada", também consegues adaptar as notificações da aplicação, verificar e inserir alguém à lista de contactos bloqueados e adicionar as chamadas feitas ao histórico de chamadas do próprio dispositivo.

E tu, gostaste de conhecer o Google Meet ou preferes outra plataforma? Conta-nos tudo nos comentários!

Wagner Pedro profile image Wagner Pedro
Publicado a
Apps & Jogos Google