Amazon diz adeus ao Android!
Por Filipe Alves

Amazon diz adeus ao Android!

PUB

Na semana passada, surgiram rumores de que a Amazon estaria a desenvolver o seu próprio sistema operativo para substituir o Android nos dispositivos Fire TV.

Esta semana, a informação foi confirmada de forma discreta. A Amazon lançou silenciosamente o seu novo sistema operativo, chamado Vega, num dispositivo de marca própria.

Vega OS é o sistema da Amazon que substitui o Android

O Vega OS fez a sua estreia sem grandes celebrações e já está disponível na coluna inteligente Echo Show 5 de terceira geração. A interface do Vega OS é notavelmente semelhante à do Fire OS, também da Amazon, com uma distinção significativa.

Ao contrário do Fire OS, o novo sistema operativo Amazon Vega não suporta aplicações Android. Esta mudança representa um passo estratégico crucial para a Amazon, permitindo uma integração mais eficiente entre hardware e software nos seus produtos.

A escolha do Vega OS, baseado em Linux, confere à Amazon um controlo mais amplo sobre os seus dispositivos. Vale lembrar que o Fire OS é baseado no Android e foi desenvolvido durante o período de domínio do Android 9.

Tudo porque vai trazer mais dinheiro à amazon

Além disso, a introdução do Vega OS terá implicações significativas não apenas para a Amazon, mas também para os utilizadores. Para a gigante do retalho, esta transição promete melhorias nas receitas de publicidade.

Para os utilizadores, a disponibilidade de atualizações pode seguir um cronograma mais eficiente, uma vez que a Amazon não estará mais vinculada às novas versões do sistema operativo Android.

No entanto, nem todas as notícias são positivas. A chegada do novo sistema operativo Vega implica trabalho adicional para os programadores, que agora terão de desenvolver aplicações para o novo software da Amazon.

Vê ainda no Droid Reader:

Via

Por Filipe Alves profile image Filipe Alves
Publicado a
Notícias