• Home
  • Notícias
  • Android 15 tem uma novidade que é fantástica para as notificações!
Android 15 tem uma novidade que fantástica para as notificações!
Por Filipe Alves

Android 15 tem uma novidade que é fantástica para as notificações!

PUB

O Android 15 "developer Preview" já chegou. Assim sendo, começamos a ver algumas mudanças relevantes no novo sistema operativo.

Ainda que muitas marcas não se tenham pronunciado sobre a notificação, podemos esperar que se compraste o teu smartphones nos últimos 2 anos, deverás receber esta atualização.

Novidade nas notificações do Android 15

Android 15 tem uma novidade que fantástica para as notificações!

Esta novidade é perfeita para quem comunica com pessoas que enviam mensagens de dois em dois segundos. Literalmente. Ou seja, aquelas pessoas que em vez de colocar um ponto final, clicam no "enter". (Yup, sou uma delas)

No Android 15 vemos uma nova implementação que é basciamente um cronómetro. Este cronómetro marca 1 minuto. Se a receberes notificações da mesma aplicação (ou do mesmo chat), o cronómetro apenas reconhecerá como se fosse uma notificação e agrupa as informações.

Ou seja, em vez do "pim, pim, pim, pim..." teremos apenas 1 toque. Assim sendo, se és daqueles que gosta de mandar 40 mensagens para alertar a pessoa que estás a escrever, é possível que tal deixe de ser possível com a nova atualização.

Para já, ainda não conhecemos todas as funcionalidades do novo Android 15. Porém, como referi, é uma questão de tempo até que saibamos mais novidades. Para já, estas são as implementadas:

Melhorias do Android 15 Developer Preview

  1. Captura de Ecrã Parcial. Os utilizadores poderão gravar parte do ecrã, selecionando, por exemplo, apenas uma aplicação, janela e ecrã completo. Ao que tudo indica, teremos mais controlo sobre o que será efetivamente gravado. Seria bom, contudo, podermos bloquear as notificações que possam chegar durante este processo.
  2. O Android recebe agora uma API que suporta o recurso fs-verity do kernel Linux. Na prática, isto permitirá que o utilizador guarde um arquivo apenas de leitura num sistema de arquivos de idênticos. Além disso, poderemos assinar o mesmo criptograficamente para garantir que não foi adulterado de forma maliciosa.
  3. Controlos Dinâmicos para a Câmara. A Google alega existirem agora novos controlos para aplicações com "controlo de desempenho dinâmico", aferindo se o telefone está a aquecer demasiado e permitindo um ajuste dinâmico do desempenho.

Via

Por Filipe Alves profile image Filipe Alves
Publicado a
Notícias