Android TV: é este o sistema que falta à tua TV?

O Android TV traz a qualquer televisão um sistema intuitivo e funcional, melhorando a sua experiência de utilização.

Android TV: é este o sistema que falta à tua TV?

Vivemos um período onde as televisões inteligentes reinam por várias divisões da casa, sendo cada vez mais uma peça importante para os momentos em família. Ainda que muitos possuam televisões que, de si, possuem sistemas e interfaces competentes, poucos se comparam à fluidez que a Android TV oferece.

Mas afinal, o que é o Android TV? É uma smart TV? Não, mas é capaz de tornar a televisão de tua casa numa televisão inteligente.

O Android TV é o sistema operativo da Google pensado para as televisões e outros dispositivos de consumo de multimédia. Este sistema é, tal como o nome indica, baseado no Android e em todo o ecossistema que a Google criou, sendo por isso compatível com a loja de aplicações da Google, a Play Store, e tendo assim acesso a uma vasta gama de aplicações e jogos, destacando-se, como é óbvio, as aplicações dedicadas a streaming.

Apesar de se tratar de um sistema operativo para televisões, uma das características mais interessantes da Android TV é a forma como qualquer televisão com uma entrada HDMI pode beneficiar deste sistema, mesmo que não venha instalado de fábrica.

Enquanto que várias marcas aproveitam já os benefícios da Android TV para o colocarem como sistema principal nos seus produtos (veja-se, a título de exemplo, a Phillips e a TCL), outras empresas optam por escolher sistemas próprios (como é o caso da Samsung, com o Tizen). E como podem estas televisões aceder ao Android TV? Como já referido anteriormente, através da sua entrada HDMI.

Imagem: Panos Sakalakis | Unsplash

O Android TV está disponível através de dois meios externos que nos podem garantir a mesma (ou semelhante) experiência de utilização do que se o mesmo estivesse pré-instalado. A primeira opção será a Android TV Box, que como o próprio nome indica, é uma box de TV onde o sistema utilizado é o Android TV.

No mercado existem algumas opções disponíveis, como a Google TV Streamer ou a Xiaomi Mi Box, que podem ser instaladas e conectadas à nossa TV e assim servirem o papel de box para as nossas televisões, beneficiando de todas as vantagens do sistema Android TV.

Outra alternativa bastante simples passa por conectar um dispositivo dedicado de streaming, como é o caso do Google Chromecast, que pode ser o dispositivo ideal para garantir à tua TV os benefícios de navegação do Android TV e a conectividade tão bem vinda que uma TV mais antiga poderá não possuir.

Até aqui contextualizamos o tema do Android TV, mas podem existir ainda algumas dúvidas sobre as suas vantagens. Afinal, especialmente para aqueles que já possuem uma smart TV, mesmo que sem Android TV, qual seria a vantagem de comprar uma box ou um dispositivo de streaming como o Chromecast só para ter acesso ao Android TV?

A verdade é que quando o utilizador garante o acesso ao Android TV, há várias funcionalidades que se sobressaem e que podem justificar o investimento, especialmente quando nos focamos na experiência de utilização. Entre outras vantagens que o Android TV possui, destacamos as seguintes:

  • Acesso à Google Play Store: Uma das mais óbvias vantagens, também já mencionadas neste artigo, é o acesso à Google Play Store. Sendo este um sistema Android, poderá beneficiar das aplicações presentes na loja de aplicações da Google, permitindo ao utilizador ter acesso a todas as aplicações e jogos optimizados para ecrãs de grandes dimensões, destacando-se entre eles as aplicações dos principais serviços de streaming.
  • Chromecast: Também referido supra, o Chromecast acaba por ser uma conveniência muito útil, já que permitirá ao utilizador recorrer ao mesmo para transmitir conteúdo do seu smartphone ou tablet para a sua smart TV sem fios e com alta qualidade.
  • Navegação: Apesar de não ser um caso generalizado, algumas interfaces de televisões, mesmo nos dias de hoje, não são tão intuitivas como os utilizadores gostariam. A verdade é que o Android TV resolve essa questão, ao oferecer uma experiência de utilização mais intuitiva e fluida, ao jeito do que o sistema Android oferece noutras plataformas.
  • Google Assistant: O assistente virtual da Google está presente em praticamente todo o seu ecossistema e o Android TV não é exceção. Com o Google Assistant os utilizadores têm acesso a controlos de voz, que podem ser bastante úteis na navegação do dispositivo.
  • Smart Home: Não sendo a televisão o único dispositivo inteligente numa casa inteligente, a verdade é que o Android TV dá acesso à Google Home, permitindo aos utilizadores fazer a gestão dos seus aparelhos inteligentes conectados num só hub, que pode ser não só o nosso smartphone ou tablet, mas, graças ao Android TV, também a nossa televisão.
  • Qualidade de imagem e áudio: O Android TV é alvo de atualizações regulares, melhorando o seu sistema e a forma de ser utilizado. No entanto, também acompanha a evolução da qualidade de imagem e áudio, podendo dessa forma potenciar ao máximo as capacidades de reprodução dos dispositivos através dos quais corre.

Seja como sistema nativo, seja por vias externas, não restam dúvidas que o Android TV pode ser um aliado muito valioso para a nossa televisão, estando a Google constantemente a trabalhar nas melhorias que poderá trazer a este sistema.