Como enviar ficheiros do iPhone para Android e vice-versa
Como enviar ficheiros do iPhone para Android e vice-versa.
Partilhar

Como enviar ficheiros do iPhone para Android e vice-versa

É possível enviar e transferir ficheiros do iPhone para Android e vice-versa, graças ao Quick Share, agora compatível com o AirDrop da Apple.

Já tínhamos noticiado aqui uma novidade importante e útil que a Google anunciou recentemente. Finalmente, os utilizadores de Android e iPhone podem transferir e enviar ficheiros entre si de forma muito simples, graças ao Quick Share, que passou a ser compatível com o AirDrop da Apple. Por enquanto, continua a ser exclusivo da série Pixel 10, mas a Google irá expandir a funcionalidade a outros equipamentos Android elegíveis. Acabaram-se as complicações e as aplicações adicionais para o efeito.

Durante vários anos, empresas, fabricantes e programadores tentaram criar ferramentas ou aplicações que tornassem a transferência e partilha de ficheiros entre iPhone, Android e até Windows o mais simples possível, evitando as complicações impostas pela Apple ao manter o AirDrop fechado aos concorrentes. Um exemplo notável é a aplicação Blip, a qual também já noticiamos aqui. Mas, com a compatibilidade do Quick Share e o AirDrop, tudo isso deixa de ser relevante.

Como enviar ficheiros do iPhone para Android e vice-versa?

Se és daqueles que gosta de partilhar ou enviar fotografias e vídeos aos teus familiares e amigos, mas os telemóveis não utilizam o mesmo sistema operativo, ou protocolos, aqui fica um tutorial para o fazeres de forma simples, usando o Quick Share no Android e o AirDrop no iPhone. Lembra-te de que, à data desta publicação, apenas a série Pixel 10 é compatível com esta funcionalidade. Se tens outro equipamento Android, terás de aguardar até que fique disponível.

1- Ativa a partilha e envio de ficheiros no iPhone e Android

Em primeiro lugar, antes para enviares ficheiros do iPhone para o Android precisas de ativar a partilha e envio de ficheiros tanto no iPhone como no Android. Deves seguir os passos abaixo:

  • Vai às Definições.
  • Geral.
  • AirDrop.
  • Coloca o visto (☑️) em <Todos durante 10 minutos>.
  • Em alternativa, puxa a Central de controlo e no ícone AirDrop, faz o mesmo.

Agora no equipamento Android (no caso é um Pixel 10 Pro XL) também tens que ativar a partilha rápida.

  • Vai às Definições.
  • Dispositivos ligados.
  • Preferências de ligação.
  • Partilha rápida.
  • Na barra <Quem pode partilhar consigo>, seleciona a opção <Todos durante 10 minutos>.
  • Em alternativa, puxa a Central de controlo e no ícone <Partilha rápida> acedes diretamente à ferramenta de partilha.

2- Enviar ficheiros do iPhone para Android

Feitos os passos supracitados, o processo de envio é extremamente simples e prático. Selecionas a fotografia, vídeo ou qualquer outro ficheiro e partilhas usando o AirDrop do iPhone.

Se seguiste todos os passos acima no ponto 1, o nome do equipamento Android recetor deverá aparecer no menu de partilha do AirDrop. Tocas nele e o envio é iniciado. Do outro lado, o recetor terá de aceitar o envio dos ficheiros.

3- Enviar ficheiros do Android para iPhone

Por sua vez, se pretendes enviar ficheiros do Android para o iPhone, os passos são semelhantes. Em primeiro lugar, terás de seguir exatamente os mesmos passos indicados no ponto 1 acima. Ou seja, tens de ativar o AirDrop e o Quick Share (partilha rápida) para <Todos durante 10 minutos> no Android que envia e no iPhone recetor.

A partir daí é só escolheres a fotografia, video ou outro ficheiro qualquer e partilhares através do Quick Share.

Também podes usar a Central de controlo no Android para o mesmo processo:

  • Toca no ícone Partilha rápida.
  • Depois em Enviar no fundo do lado direito.
  • Selecionar os ficheiros para partilhar.
  • Escolher o ficheiro desejado na aplicação Ficheiros da Google, ou em outras apps listadas no topo.
  • Enviar da mesma forma como foi descrita no passo 3.

A questão que importa: é seguro?

De acordo com a Google, há garantias de que a partilha entre o Quick Share e o AirDrop da Apple é totalmente segura graças a várias camadas de proteção que funcionam de ponta a ponta, independentemente do dispositivo.

Há um disclaimer importante a reter!

Nota que esta compatibilidade entre o Quick Share e o AirDrop da Apple poderá ser sol de pouca dura. Afinal, não sabemos se as próximas atualizações da Apple para o iOS irão fechar esta funcionalidade entre os dois ecossistemas. Seja como for, por enquanto ainda está funcional para a série Pixel 10, e se a Apple não estragar a festa, em breve chegará a mais dispositivos Android.

Além disso, a compatibilidade entre o Quick Share e o AirDrop não funcionou nem no meu Mac nem no meu iPad. No entanto, em teoria, a funcionalidade também é compatível com estes dispositivos Apple.

Mesmo com todas as atualizações do Pixel e dos dispositivos Apple em dia, não consegui enviar ficheiros para o Mac nem para o iPad. Tal como já deves ter reparado, a compatibilidade só existe quando a opção <Todos durante 10 minutos> está ativa em ambos os dispositivos.

Conclusão

Esta é, sem sombra de dúvida, uma feature que deveria estar disponível para todos ad aeternum, independentemente do ecossistema utilizado. Dessa forma, a partilha e o envio de ficheiros seriam muito mais fáceis e práticos entre os utilizadores. Resta esperar que a Apple não bloqueie esta compatibilidade. Mas, conhecendo a Apple como conhecemos, tenho a impressão de que este tutorial ficará desatualizado em breve.