Em longas viagens de avião, quando sabes que a bateria do teu Android vai acabar mais cedo do que esperavas, o uso de uma powerbank pode ser a salvação. No entanto, com tantas regras de segurança nos aeroportos e a bordo, surge a dúvida: será que é possível levar uma bateria portátil num voo?
Vamos dar-te as respostas às perguntas mais comuns sobre o transporte e o uso de powerbanks nos aviões, com base nas recomendações de segurança da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Fomos espreitar o que dizem as instituições oficiais, as companhias aéreas e os fabricantes sobre o transporte e uso de baterias portáteis nos aviões.
Será que a powerbank pode viajar contigo? As respostas estão aqui!
Powerbank no avião. Sim ou não?
Sim, podes levar no avião, mas há regras específicas que deves seguir.
Onde devo transportar a powerbank?
Esta fonte de energia portátil deve ser transportada na tua bagagem de mão, nunca na bagagem de porão. Isto aplica-se a qualquer tipo de voo, independentemente da companhia aérea. Transportá-la na bagagem de mão permite que os tripulantes possam agir rapidamente, caso haja algum problema com o dispositivo.
Qual é a capacidade máxima que posso levar?
Há limites nas capacidades das powerbanks a transportar. Esses limites são frequentemente determinados em watt-hora (Wh) e não em miliampère-hora (mAh). Deverás aplicar a seguinte fórmula: mAh x V ÷ 1000 = Wh.
Posso usar a powerbank durante o voo?
Isso varia consoante a companhia aérea. Algumas, como a TAP, não permitem o uso destas baterias externas em pleno voo. Outras podem autorizar que carregues o teu dispositivo, desde que sigas todas as normas relacionadas com transporte, embalagem e isolamento do equipamento. No entanto, não se trata de uma prática universal. O melhor é consultares antecipadamente as regras da companhia para evitares surpresas!
De que tipo posso levar?
A IATA autoriza o transporte de duas powerbanks com capacidade até 100Wh por pessoa. Baterias com capacidades entre 100 Wh e 300 Wh só podem ser transportadas se tiveres autorização prévia da companhia aérea. Já os modelos com mais de 300 Wh estão totalmente proibidos em voos comerciais. Para evitar problemas, verifica sempre se o dispositivo tem a capacidade e o tipo claramente indicados no próprio corpo ou na embalagem. Sem essa informação visível, podes ser impedido de a levar contigo a bordo.

E se a powerbank estiver danificada?
Nunca deves levar uma powerbank danificada ou com sinais de sobreaquecimento. Em caso de falha do dispositivo, o risco de incêndio a bordo é elevado, o que pode comprometer a segurança da tua viagem. Se a tua bateria de bolso tiver algum defeito, substitui-a antes do voo.
Podes viajar com a tua powerbank... mas segue as regras!
Levar uma powerbank no avião é totalmente possível, mas é preciso seguir algumas regras de segurança. Embora existam diretrizes gerais para o transporte de bancos de energia em voos comerciais, as regras podem variar dependendo da companhia aérea, da rota e até dos países envolvidos na tua viagem. Por isso, a melhor estratégia é pesquisar previamente as políticas de cada companhia com que vais voar.
Com estes conselhos, vais poder manter o teu Android carregado durante o voo e viajar em segurança. Boa viagem!
Vê mais no Droid Reader: