EXCLUSIVO: Pixel 10 perde funcionalidade que fazia a diferença face ao iPhone

21 de Ago de 2025
EXCLUSIVO: Pixel 10 perde funcionalidade que fazia a diferença face ao iPhone

A Google apresentou ontem, com direito a gigantescos holofotes e apresentador famoso, os novos Pixel 10 e 10 Pro. Mas no meio de tanto brilho e promessas de IA revolucionária, passou despercebido um detalhe que vai dar que falar: a funcionalidade Partilha de bateria desapareceu.

Trocando por miúdos, sim, a opção de reverse wireless charging que estreou em 2020 com o Pixel 5 e que permitia dar uns preciosos pontos percentuais de carga aos Pixel Buds (ou até a um iPhone encostado à traseira do Pixel) ficou de fora desta nova geração.

A funcionalidade Partilha de bateria foi uma das novidades do Pixel 5 (2020).

Assim que nos apercebemos da ausência à menção da funcionalidade na lista de especificações técnicas no site da Google, o DroidReader foi tirar as dúvidas e a resposta não podia ser mais clara: “A série Pixel 10 apresenta o carregamento sem fios magnético Qi2 para proporcionar um carregamento sem fios mais eficiente e fiável (...) O conjunto de ímanes cria uma ligação forte com o carregador mas apresenta uma limitação física para o carregamento reverso sem fios. Embora isto signifique que a Partilha de Bateria não está atualmente disponível no Pixel 10, estamos constantemente a explorar inovações futuras para melhorar a experiência Pixel.” - disse a Google ao DroidReader. 

Uma perda e tanto, diria, até porque usava com frequência este recurso. E tal como para mim, para muitos outros donos de Pixel, esta era uma daquelas funcionalidades que faziam mesmo diferença no dia a dia. Além disso, era também um ponto onde a Google conseguia marcar vantagem em relação ao eterno rival iPhone.