A Samsung acaba de realizar mais uma edição do Galaxy Unpacked, um evento semestral onde a fabricante sul-coreana apresenta os novos dispositivos, incluindo smartphones, tablets e outros equipamentos portáteis.
Desta vez, a conferência — transmitida em direto a partir de Nova Iorque (EUA) —, serviu para dar a conhecer a nova geração de smartphones dobráveis da marca, assim como algumas novidades relacionadas com os relógios inteligentes da empresa.
Vamos conhecer, em detalhe, tudo o que foi revelado.
Samsung Galaxy Z Fold7

Os rumores indicavam, há já algum tempo, que a Samsung se preparava para desvendar o novo Galaxy Z Fold7. Na Internet, tinham sido partilhados inclusivamente detalhes relacionados com o design e as especificações técnicas deste smartphone dobrável, e que agora apresentamos com maior rigor.
O novo Galaxy Z Fold7 apresenta um design ultrafino e leve, que faz com que tenha as mesmas dimensões de um dispositivo convencional quando fechado. Ao abri-lo, vislumbra-se um ecrã Dynamic AMOLED de 8 polegadas, que tem uma espantosa resolução de 2184 x 1968 píxeis e uma taxa de atualização adaptável de até 120 Hz. O ecrã conta ainda com um pico de brilho de 2600 nits e tecnologia Corning Gorilla Glass Victus 2, para que o vidro resista a quedas em superfícies duras.
No exterior, existe um outro ecrã Dynamic AMOLED de 6,55", que cobre praticamente toda a superfície frontal, permitindo realizar algumas tarefas sem necessidade de abrir o dispositivo.
Este dobrável vem equipado com o processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy, que integra uma NPU (Unidade de Processamento Neural) até 42% mais potente, especialmente otimizada para funcionalidades de inteligência artificial mesmo sem ligação à Internet. Para garantir um desempenho consistente mesmo em tarefas mais intensas, o dispositivo inclui um sistema de refrigeração com grafite, concebido para manter a temperatura ideal e assegurar uma experiência fluida e estável.

No que toca à autonomia, o Galaxy Z Fold7 incorpora uma bateria ultra fina de célula dupla com 4400 mAh, que, segundo a Samsung, proporciona até 24 horas de reprodução de vídeo contínua. O smartphone é ainda compatível com carregamento rápido com fios de 25W, carregamento rápido sem fios de 15W e partilha de carga sem fios, para que seja possível carregar outros dispositivos com praticidade.
O sistema de câmaras do Galaxy Z Fold7 representa o expoente máximo da inovação fotográfica da Samsung. Na traseira está uma lente principal de 200 MP, com tecnologia OIS DualPixel, responsável pela captação de imagens com uma nitidez e luminosidade impressionantes. A lente é capaz de adaptar-se às mais diversas condições de luz graças à tecnologia Pixel Binning, que combina píxeis para oferecer resultados ultra detalhados de dia e fotos mais luminosas à noite.

A lente ultra grande angular de 12 MP destaca-se pela sua capacidade de captar paisagens amplas, mesmo em ambientes de pouca luz, graças à captura de 56% mais luz. Além disso, integra modo Macro com tecnologia DualPixel, ideal para captar detalhes minuciosos e texturas em planos aproximados.
O sistema de câmaras completa-se com uma lente teleobjetiva de 10MP, que proporciona zoom ótico de 3x e é perfeita para retratos e planos à distância, sem perda de qualidade.

A juntar a tudo isto, existe o processador de imagem com IA herdado do Galaxy S25 Ultra, o Pro Visual Engine, que permite gravar vídeos com qualidade profissional. Este processador garante até quatro vezes mais alcance dinâmico e possui tecnologia HDR de 10bit para obter um nível de detalhe impressionante, mesmo gravando em contraluz.
Samsung Galaxy Z Flip7 e Z Flip7 FE
A par do Galaxy Z Fold7 foram ainda apresentados os próximos smartphones dobráveis em formato concha.
O Galaxy Z Flip7 possui um ecrã exterior Super AMOLED de 4,1 polegadas, com uma resolução de 948 x 104 píxeis e taxa de atualização adaptável que oscila entre os 60 e os 120 Hz.

Já o ecrã interior apresenta um painel Dynamic AMOLED 2X de 6,9 polegadas, com resolução de 2520 x 1080 píxeis e uma taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz.
O smartphone pesa somente 188 gramas, tem proteção Gorilla Glass Victus2 e certificação IP48, que lhe conferem uma maior resistência às quedas e à água, respetivamente.
Tal como acontece nas gerações anteriores, o formato dobrável do Flip permite que o equipamento possa estar apoiado em superfícies planas e ser usado em diferentes ângulos, o que é especialmente útil no momento de tirar fotografias ou fazer chamadas.

O sistema de câmaras inclui um sensor principal de 50 MP com tecnologia Dual Pixel e estabilização ótica, uma ultra grande angular de 12 MP e uma câmara frontal interior de 10 MP. Através da FlexCam, é possível usar as câmaras principais para capturar selfies com mais qualidade. O AutoZoom com inteligência artificial ajusta automaticamente o enquadramento, e basta mostrar a palma da mão para tirar uma fotografia.
O Galaxy Z Flip7 chega ao mercado com o processador Exynos 2500 e conta com 12 GB de RAM LPDDR5. Estará disponível em versões com 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno.
No seu interior, acomoda ainda uma bateria de 4300 mAh, compatível com carregamento rápido com fios até 25W ou sem fios até 15W. Além disso, o smartphone poderá partilhar a carga com outros dispositivos através de uma ligação sem fios.
Por outro lado, o Galaxy Z Flip7 FE mantém o formato icónico da série Z Flip, com um preço mais apelativo e um design ultracompacto que cabe facilmente em qualquer bolso.

No lado de fora, possui um ecrã Super AMOLED de 3,4” que te permite aceder a inúmeras funcionalidades sem teres de abrir o dispositivo. E no interior, este modelo incorpora um painel Dynamic AMOLED 2X de 6,7”, com resolução de 2640 x 1080 píxeis e uma taxa de atualização variável de até 120 Hz.
O Galaxy Z Flip7 FE é alimentado pelo processador Exynos 2400, que também integra uma NPU dedicada à Galaxy AI. O equipamento inclui ainda 8 GB de RAM LPDDR5, e 128 ou 256 GB de armazenamento.
O sistema de câmaras é composto por uma lente principal de 50 MP com tecnologia Dual Pixel e estabilização ótica, uma lente ultra grande angular de 12 MP e uma lente frontal de 10 MP.
A bateria tem uma capacidade de 4000 mAh e possibilita, segundo a marca, até 23 horas de reprodução de vídeo. À semelhança do Galaxy Z Fold7 e Z Flip7, este modelo é compatível com o carregamento rápido de 25W, que permite atingir 50% da bateria em apenas 30 minutos. Suporta ainda o carregamento sem fios até 15W e a partilha de carga sem fios.
Os três smartphones vêm com Android 16 e a interface One UI 8. A Samsung garante que todos terão direito a 7 versões do Android e 7 anos de atualizações de segurança.
Samsung Galaxy Watch Ultra e Watch8 Series

A par dos novos dobráveis, a Samsung revelou também a mais recente geração de smartwatches. No topo da oferta aparece o Galaxy Watch Ultra, um wearable que procura responder às exigências de quem pratica desporto em ambientes extremos. Este modelo possui uma construção robusta, com caixa em titânio de grau aeroespacial, vidro de safira e resistência à água até 100 metros. O relógio é capaz de operar em condições climatéricas adversas e suporta temperaturas entre os -20 ºC e os 55 ºC e altitudes até aos 9000 metros.

O Galaxy Watch Ultra integra funcionalidades avançadas de monitorização de saúde e desporto, potenciadas pela inteligência artificial. Entre estas destacam-se a análise de sono, a medição precisa da frequência cardíaca com ajuste automático da intensidade do sinal, e as zonas de ritmo cardíaco personalizadas, que se adaptam às capacidades físicas de cada utilizador. Além disso, o smartwatch conta com um botão personalizável que pode ser usado para aceder rapidamente aos modos de treino, ao cronómetro ou à lanterna.
Para os utilizadores que procuram um relógio mais leve ou com um design mais clássico, a marca apresentou ainda os novos Galaxy Watch8 e Galaxy Watch8 Classic.

O primeiro é mais leve e minimalista, possui caixa em alumínio e estará disponível em dois tamanhos — 40 mm e 44 mm. É pensado para os utilizadores que estão focados na monitorização da saúde e do exercício físico.
Já o Galaxy Watch8 Classic tem um aspeto mais tradicional e uma estrutura feita em aço inoxidável. Ostenta uma moldura rotativa e será comercializado num único tamanho de 46 mm.

Ambos os modelos da série Galaxy Watch8 partilham o novo processador Exynos W1000 e incluem 2 GB de RAM. A versão Classic distingue-se por oferecer o dobro do armazenamento interno (64 GB face aos 32 GB do modelos base).
Em termos de funcionalidades, todos os modelos incorporam um conjunto abrangente de sensores e métricas de saúde, como ECG, medição de pressão arterial, composição corporal, temperatura da pele, monitorização contínua de oxigénio no sangue e até deteção de apneia do sono. Além disso, suportam carregamento sem fios e são compatíveis com a tecnologia de carregamento rápido.
Disponibilidade e preços
Os novos smartphones e smartwatches da Samsung já podem ser adquiridos em regime de pré-venda e chegam ao mercado no dia 25 de julho. Como parte da campanha de lançamento, a marca está a oferecer o dobro do armazenamento nos três smartphones anunciados. Isto significa que, ao comprares um modelo com 128 GB de armazenamento interno, receberás um com 256 GB e por aí adiante.
O Galaxy Z Fold7 estará disponível com 12 ou 16 GB de RAM LPDDR5 e em três opções de armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB. Poderá ser adquirido em Preto Noturno, Azul Escuro e Cinza Escuro, sendo que esta última estará apenas disponível nas versões de 256 GB e 512 GB. Também estará disponível um tom Menta em samsung.com.

O Galaxy Z Fold7 com 256 GB de armazenamento tem um preço de 2169,99 euros, enquanto as versões de 512 GB e 1 TB custam 2289,90 e 2599,90 euros, respetivamente.
Por outro lado, o Galaxy Z Flip7 está disponível em quatro cores: Vermelho Coral, Preto Noturno, Azul Escuro e Menta (também exclusivo de samsung.com). A versão com 256 GB de armazenamento tem um preço de 1249,90 euros e a versão de 512 GB custa 1369,90 euros.

Já o Galaxy Z Flip7 FE chega nas cores preto e branco, com um preço de 999,90 euros para a versão com 128 GB de armazenamento interno.

No que diz respeito aos smartwatches, o Galaxy Watch Ultra custa 699,90 euros e os Galaxy Watch8 terão um preço base de 379,90 euros (e que poderá ascender aos 589,90 €, conforme a configuração do dispositivo).