Google confirma chegada antecipada do Android 16

Escrito por
3 minutos de leitura
Google confirma chegada antecipada do Android 16
Photo by Denny Müller / Unsplash

A tecnológica norte-americana Google brinda-nos, a cada ano, com nova geração do seu sistema operativo para dispositivos móveis, o Android. Agora, ficamos a saber que a próxima geração, o Android 16, chegará mais cedo que o esperado.

Após várias semanas com rumores a apontar nesse sentido, podemos agora asseverar o "apressar" de calendário junto da gigante das pesquisas. Em jeito de contexto, a empresa tem lançado novas iterações do sistema sensivelmente entre os meses de agosto a outubro de cada ano.

Android 16 chega no 2.º trimestre de 2025

Para 2025, porém, este padrão pode ser quebrado com o lançamento do supracitado Android 16 um pouco antes. Ao que tudo aponta, agora de fonte oficial, a nova versão chegará durante o segundo trimestre de 2025.

A razão de ser desta alteração prende-se com o habitual calendário de lançamento de novos smartphones no mercado. De acordo com a própria tecnológica, em publicação no seu blog oficial, o novo timming prende-se com o calendário de lançamento de novos smartphones das principais marcas como a Samsung.

Release timeline for 2025 Android SDK updates showing a major release in Q2 2025.
Crédito da imagem: Google.

Em suma, teremos um câmbio na data habitual de lançamento das novas versões do Android, deixando de ser no outono para chegar, agora, na primavera.

Dois lançamentos do Android a chegar em 2025

O objetivo passa por tentar resolver um dos maiores problemas do Android, algo que já se faz sentir desde 2016. Os nossos telemóveis têm que esperar largos meses até que a nova versão fique disponível, com habituais distribuições no outono seguidas de largos meses de preparação de cada interface móvel.

Por outras palavras, até agora, uma nova versão do sistema lançada em setembro, só costuma chegar à maioria dos smartphones a partir de janeiro do ano seguinte.

Certo é que os telemóveis da família Google Pixel estão imunes a este hiato, mas, de igual modo, bem sabemos que a maioria dos utilizadores ainda não tem um Pixel nas suas mãos. Tal é a realidade em 2024, pese embora o crescimento de popularidade dos telemóveis próprios da gigante das pesquisas.

Foi também na mesma publicação que a Google fez saber que no próximo ano teremos duas versões do sistema atinentes ao Android 16. A primeira terá lugar no segundo trimestre do ano e será a mais significativa das duas.

Por outras palavras, será aqui que a Google lançará a versão estável do Android 16 para a maioria dos utilizadores. Esta será a única atualização que introduzirá mudanças relevantes que poderão influenciar o funcionamento das aplicações.

Agilizar a distribuição de novas versões do Android

O segundo lançamento terá lugar no último trimestre de 2025 e será algo mais modesto, ou contido na sua extensão. Esta atualização consistirá na disponibilização de melhorias nas funcionalidades, otimizações e correção de erros.

Em suma, é com esta nova estratégia de lançamentos pares que a tecnológica norte-americana espera agilizar a distribuição de novas versões. Será também uma forma de acompanhar o lançamento de novos smartphones durante a primeira metade de cada ano e, posteriormente, lançar as correções que tiver como necessárias.

Isto posto, tudo quanto venha melhorar a vida das pessoas e reforçar a qualidade do serviço prestado terá, e só poderá ter, o nosso apoio.

Vê mais no Droid Reader:

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

OPPO Find X8 Pro com câmaras Hasselblad e ColorOS 15 já chegou a Portugal!

⸱ 2 minutos de leitura

Vantagens do Pixel em relação a outros dispositivos Android

⸱ 7 minutos de leitura

Lenovo Tech World Iberia 2024: Olá, Motorola em Portugal!

⸱ 3 minutos de leitura

DroidCast #10: Android 16, Web Summit e os dobráveis low cost

⸱ 2 minutos de leitura