Google Fit: aprende a usar a aplicação para te manteres saudável

Escrito por
3 minutos de leitura
Google Fit: aprende a usar a aplicação para te manteres saudável

O Google Fit pode ajudar-te a acompanhar as tuas metas e conquistas de atividade física. O serviço funciona tranquilamente em diversas situações, como andar de bicicleta ou durante uma simples caminhada, por exemplo.

A plataforma também consegue interagir com outros serviços e smartwatches para acompanhares as tuas atividades e registando dados confiáveis ​​provenientes do dispositivo conectado. Neste artigo, vamos mostrar-te como usar a aplicação para manteres a saúde em dia.

Define os teus objetivos

Antes de usares o Google Fit, deves configurá-lo através do teu smartphone. O processo é simples e leva apenas alguns minutos.

Após abrires a aplicação pela primeira vez, faz login com a tua conta Google e preenche as informações solicitadas, como sexo, peso, altura e data de nascimento. Feito isso, toca em "Próxima". No ecrã seguinte, a plataforma vai pedir para monitorizar as atividades — ativa a função caso não tenhas um smartwatch.

Por fim, basta definires as metas diárias, como quantidade de passos e pontos cardio, uma espécie de bónus recebido em atividades que aumentam a frequência cardíaca, como caminhada rápida e ciclismo.

Entendendo melhor o funcionamento da aplicação

A interface do Google Fit é bastante simples. No ecrã inicial, podes ver dois círculos que mostram os teus passos e pontos cardíacos do dia. Logo abaixo, é possível encontrares as calorias gastas, distância percorrida e minutos de movimento.

A aplicação também exibe as metas diárias e semanais, bem como a secção "Tendências" contendo os dados coletados, como peso e energia gasta no último dia, semana ou mês.

A guia "Diário" mostra as atividades que o Google Fit armazenou, incluindo aquelas enviadas de aplicações conectadas. Tocando em uma atividade, a plataforma revela a duração, distância, calorias queimadas e passos percorridos.

Tocando na guia "Procurar", tens acesso aos dados separados por categoria, como medições corporais, sinais vitais, nutrição, sono e outros. A guia "Perfil", por outro lado, permite alterares passos, metas e outras informações.

Como usar o Google Fit

Ao iniciares uma atividade física, o Google Fit reconhece-a automaticamente. Isso significa que, quando começas a caminhar, correr ou andar de bicicleta, por exemplo, a aplicação já está a registar os dados. No entanto, ele não fará isso com a mesma precisão de um acompanhamento manual de atividade.

A razão para essa "limitação" é que a plataforma foi projetada para consumir pouca energia da bateria do smartphone. Portanto, as atividades registadas automaticamente contêm apenas dados básicos, como estimativa de distância, duração, calorias queimadas e ritmo.

Para garantires um rastreamento mais preciso, basta tocares no botão de "+" no canto inferior direito e selecionar "Monitorizar treino". Em seguida, escolhe o tipo de atividade e toca no botão de iniciar.

E tu, utilizas o Google Fit com frequência? Conta-nos tudo nos comentários!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

Vantagens do Pixel em relação a outros dispositivos Android

⸱ 7 minutos de leitura

Lenovo Tech World Iberia 2024: Olá, Motorola em Portugal!

⸱ 3 minutos de leitura

DroidCast #10: Android 16, Web Summit e os dobráveis low cost

⸱ 2 minutos de leitura

OPPO Find X8 Pro: descobre todas as 'Specs'

⸱ 2 minutos de leitura