O Google Pixel 10a foi anunciado oficialmente no passado dia 18 de fevereiro e já está disponível para pré-encomenda através da Google Store. Com o inicio das pré-encomendas, surge a questão: como se compara o Pixel 10 a ao seu antecessor, Pixel 9a?
Após um ano de 2025 onde a Google encantou com o seu gama-média, esperava-se que o Pixel 10a acabasse por herdar a mesma formula para atacar o mercado em 2026. E assim a Google o fez, ao trazer um smartphone que reflete ligeira evolução, fazendo jus ao ditado: "em equipa que ganha, não se mexe".
Neste artigo vamos comparar as principais características de ambos Pixel 10a e Pixel 9a e destacar as novidades que o novo smartphone traz consigo.
Pixel 10a vs Pixel 9a: o que há de novo?

Ecrã e hardware
Num primeiro olhar para ambos os smartphones, qualquer um estaria desculpado em achar que estamos perante o mesmo dispositivo. O design de ambos é muito semelhante, havendo ligeiras diferenças apenas em alguns detalhes.
As proporções de ambos os modelos são sensivelmente as mesmas (153.9 x 73 x 9 mm no Pixel 10a e 154.7 x 73.3 x 8.9 mm no Pixel 9a), com um chassis composto por vidro no ecrã, traseira em plástico, envolvendo uma estrutura lateral em alumínio.
Na parte frontal temos um ecrã praticamente idêntico, onde as margens continuam a ser simétricas em toda a tela, que beneficia de tecnologia P-OLED. O ecrã tem 6.3 polegadas, com taxa de atualização de 120Hz e resolução Full HD (1080 x 2424 px).
O ecrã Pixel 10a, que aparentemente tem todas as semelhanças com o ecrã do Pixel 9a, traz aqui duas novidades que serão úteis principalmente para o dia-a-dia do utilizador.
A primeira prende-se com a resistência do vidro que é utilizado, já que estamos perante uma tela Corning Gorilla Glass 7i que é superior à Gorilla Glass 3 do Pixel 9a, sendo mais resistente a riscos e danos. Para além da maior resistência, o ecrã do Pixel 10a oferecerá uma capacidade superior de visualização em cenários mais iluminados, graças a um pico de brilho superior, capaz agora de atingir 2.000 nits em conteúdo HDR (1.800 no Pixel 9a) e 3.000 nits máximo ( 2.700 no Pixel 9a).
Relativamente às restantes linhas do chassis, há que elogiar a Google por manter o design traseiro sem ilha de câmaras saliente. Se no Pixel 9a a saliência era mínima, o Pixel 10a traz uma traseira completamente plana.
O Pixel 10a está disponível nas cores Obsidian (Preto), Fog, Berry e Lavender, sendo as últimas três novas cores que substituem as cores Porcelain, Iris a Peony do Pixel 9a.
Desempenho e câmaras

No exterior as diferenças entre o Pixel 10a e o Pixel 9a são poucas, mas no interior a tendência mantém-se. A Google optou por equipar o Pixel 10a com o mesmo processador que equipa o seu antecessor, sendo ele o Google Tensor G4, processador topo de gama da tecnológica norte-americana estreada em 2024 com a linha Pixel 9.
Este processador vem acompanhado pelos mesmos 8 GB de RAM e opções de 128 e 256 GB de RAM. Com estas configurações e processador, os utilizadores podem esperar um desempenho idêntico ao do Pixel 9a, sendo que a diferença estará na versão do sistema operativo com a qual o Pixel 10a vem de caixa, o Android 16. Não esquecer, no entanto, que ambos os modelos beneficiam do programa de até 7 anos de atualizações de sistema operativo que a Google oferece aos seus modelos, pelo que o próprio Pixel 9a já está a correr o Android 16.
Se o desempenho é igual, espera-se que a autonomia assim o seja também. O novo modelo mantém a mesma capacidade de bateria de 5.100 mAh, sendo a segunda maior bateria de smartphones Google, apenas batido pelo Pixel 10 Pro XL.
É de notar, no entanto, que o Pixel 10a será capaz de carregar a bateria mais rápido do que o Pixel 9a, beneficiando de um aumento da potência máxima de carregamento de 23W para 30W em carregamento por cabo e de 7.5W para 10W em carregamento sem fios.
É interessante referir ainda que o Pixel 10a traz duas novidades ao nível da conectividade, com um upgrade para Bluetooth 6.0 e com acesso em alguns países ao sistema de SOS por satélite da Google, algo até aqui exclusivo dos smartphones topo de gama da marca.
Passando ao capítulo das câmaras, pouco há a acrescentar. A Google optou por não mexer no duo traseiro, composto por uma câmara principal de 48 MP, com abertura f/1.7, dual pixel PDAF e estabilização ótica de imagem, e por uma câmara grande-angular de 13MP. Já na frente está a mesma lente dedicada às selfies, também ela de 13MP.
Como referido acima, o Pixel 10a está já disponível em pré-encomenda através da Google Store, com um preço que começa nos 559 euros em Portugal. Este novo modelo tem vários ingredientes interessantes para um gama-média de 2026, mas não devemos descartar o seu antecessor Pixel 9a, que sendo praticamente idêntico e com um ano no mercado estará a um preço bem mais acessível e ainda promete manter-se atualizado por mais seis anos.
Queres conhecer melhor o Pixel 9a? Vê a nossa comparação abaixo: