A Google está a explorar a possibilidade de transformar os smartphones da linha Pixel numa ferramenta de deteção do cancro da pele. A notícia que tem estado a circular na imprensa internacional, dá conta de que a gigante tecnológica submeteu uma patente nos Estados Unidos relacionada com um sistema de “diagnóstico precoce de condição da pele, utilizando sensores sónicos”.
Google Pixel ao serviço da medicina
As informações divulgadas recentemente apontam que o sistema de diagnóstico de doenças da pele que está a ser estudado e trabalhado pela Google deverá utilizar a Inteligência Artificial para analisar as imagens capturadas e efetuar os diagnósticos.
Para que isto se concretize, o utilizador tem de tirar uma fotografia à área da pele que possui a lesão e, em seguida, o sistema utiliza os sensores sónicos tridimensionais para determinar a volumetria da mesma. Esses dados são processados posteriormente por um algoritmo avançado de IA e machine learning, que irá negar ou confirmar a suspeita de cancro.
O desenvolvimento deste sistema requer a análise de características como a textura, cor, forma e o padrão das lesões cutâneas, possibilitando a criação de um relatório detalhado para avaliação clínica. um relatório detalhado para avaliação clínica. Este relatório deverá incluir o nível de confiança do diagnóstico e sugerir as próximas etapas a serem seguidas.
No entanto, é importante sublinhar que esta tecnologia não deve ser usada para autodiagnóstico. Os dados gerados pelo mecanismo de IA devem ser sempre analisados e avaliados por um médico, que confirmará e determinará o tratamento necessário.
Tecnologia pode não chegar ao mercado
Apesar da divulgação da patente, não há garantias de que a tecnologia será implementada nos dispositivos da Google. A patente demonstra apenas o interesse da empresa nesta área e os esforços que se estão a realizar com base na aplicação da inteligência artificial. No entanto, o projeto pode ser abandonado antes de chegar ao utilizador final.
O que achas da possibilidade de usar os smartphones para a deteção precoce de doenças? Confias numa ferramenta semelhante?
Deixa o teu comentário