Um novo smartphone topo de gama da empresa chinesa OnePlus foi oficializado na passada terça feira 7 de fevereiro. Falamos do OnePlus 11 que chega ao mercado com a complicada tarefa de reconquistar um público fiel à sua filosofia original- entregar aos potenciais utilizadores um equipamento que tenha as melhores especificações técnicas, por um preço substancialmente mais baixo que os seus concorrentes diretos. Será que vai conseguir? Tendo em conta que essa filosofia inicial acabou por desaparecer com o passar dos anos, só o tempo o dirá.

Com um novo design, carregamento ultra rápido de até 100W, e com uma performance que não irá desiludir os seus possuidores, como se sairá o OnePlus 11 no quesito da fotografia quando comparado com o seu principal rival na mesma faixa de preço, o Google Pixel 7 Pro? Um dos principais fatores que os utilizadores levam em conta na hora de adquirir um smartphone, talvez o principal, tem que ver com a sua qualidade fotográfica. E no que à fotografia diz respeito, a gama Pixel made by Google, sempre foi exímia na sua qualidade, ombreando até mesmo com a linha Galaxy S da Samsung e o iPhone da Apple, sendo até melhor que estes últimos em algumas nuances fotográficas.

Porém, a concorrência Android não dorme, e sinónimo disso é o novo OnePlus 11 com as suas novas câmaras que prometem resultados muito bons. Abaixo podes conferir algumas capturas efetuadas pelas câmaras dos dois terminais. As fotografias foram tiradas por Andrew Lanxon, editor geral no CNET, e por isso tenho que lhe dar os devidos créditos.

Qual o melhor?

É evidente que os dois equipamentos tiram fotografias muito boas, e para muitos, será uma questão de gosto e preferência. Apesar disso, dá para perceber que as fotografias capturadas pelo OnePlus 11 são mais saturadas e mostram um processamento HDR mais elevado, o que por consequência, entrega fotos não tão naturais. Por outro lado, as fotografias capturadas pelo Pixel 7 Pro apresentam umas cores mais realistas e precisas. Em áreas com mais sombra, o software da câmara do Pixel 7 Pro não iluminou em excesso. A mesma opinião foi partilhada pelo autor das fotografias acima, e efetivamente, goste-se ou não, é uma opinião totalmente válida e à qual eu concordo.

Mas como os gostos não se discutem, haverá certamente quem tenha preferência pelas fotos capturadas pelo OnePlus 11, o que é absolutamente legítimo. Um detalhe que não abona a favor do OnePlus 11 face ao Google Pixel 7 Pro, é a câmara teleobjetiva. O OnePlus 11 oferece uma câmara teleobjetiva com zoom ótico a 2x, ao passo que o Pixel 7 Pro apresenta-se com uma teleobjetiva com zoom ótico a 5x, o que naturalmente é um ponto a favor do smartphone da Google em detrimento do OnePlus.

Crédito: PhoneArena

Em suma, se a tua preferência são fotografias mais reais e naturais, sem saturação em excesso e sem um HDR demasiado elevado, a escolha será o Google Pixel 7 Pro. Por outro lado, se gostas de cores mais vibrantes, incisivas, com uma maior saturação e um pouco de excesso na gama de cores, então o OnePlus 11 será a escolha ideal para ti.

E tu, o que achaste das fotografias do OnePlus 11 vs Google Pixel 7 Pro? Quais achas que são as mais bonitas? Preferes um OnePlus 7 ou um Pixel 7 Pro?