• Home
  • Rumores
  • Pesquisa Google no Android está prestes a ficar (bem) melhor
Pesquisa Google no Android está prestes a ficar (bem) melhor
Por Filipe Alves

Pesquisa Google no Android está prestes a ficar (bem) melhor

A Pesquisa Google no smartphone Android pode estar prestas a mudar! E ainda bem que assim é!

Os smartphones evoluíram significativamente ao longo da última década, com uma clara tendência para ecrãs maiores.

No entanto, persiste um desafio com algumas aplicações que colocam elementos críticos da interface, como a barra de pesquisa, no topo do ecrã. Isto é, tornando-os menos acessíveis. A aplicação de Pesquisa da Google exemplifica isso, mas há indicações de que a gigante tecnológica está a experimentar uma solução.

Pesquisa do URL passará para baixo na App Pesquisa Google

Pesquisa do URL passará para baixo na App Pesquisa Google

Observações recentes destacam uma possível alteração na aplicação de Pesquisa da Google - uma nova barra de pesquisa posicionada na parte inferior do ecrã, logo acima da barra de navegação.

Este desenvolvimento ainda está em progresso, não sendo ativado por defeito, mas pode ser ativado através de definições ocultas.

Uma vez ativada, a barra de pesquisa orientada para a parte inferior é funcional tanto na página inicial da Google como na interface de pesquisa. Ela exibe o termo de pesquisa atual, enquanto outras opções, como filtros e configurações de conta, permanecem no topo. No entanto, este ajuste está limitado a deslocar apenas a barra de pesquisa para a parte inferior.

Ainda é uma funcionalidade experimental no Android

Esta funcionalidade experimental foi descoberta na versão 14.48.26.29.arm64 da aplicação da Google, com especulações sugerindo que poderá estar a ser testada com utilizadores beta selecionados.

Importante salientar que descobertas deste tipo não garantem uma implementação alargada. Ou seja, a Google pode decidir descartar a experiência com base no feedback dos utilizadores.

Esta não é a primeira incursão da Google na navegação com base na parte inferior. Em 2020, uma exploração semelhante ocorreu no Chrome para Android, embora tenha sido eventualmente abandonada.

A Google testou várias configurações, incluindo deslocar a barra de endereço para a parte inferior ou adotar opções híbridas. Por outro lado, outros navegadores, como o Firefox, adotaram a navegação na parte inferior, permitindo aos utilizadores escolher entre navegação no topo ou na parte inferior.

Google pode reconsiderar a implementação

Google pode reconsiderar a implementação

Surge a especulação de que a Google poderá reconsiderar a navegação com base na parte inferior no Chrome para Android, especialmente dadas as alterações recentes no Chrome para iOS.

Este último introduziu uma opção para mover a barra de endereço para a parte inferior, assemelhando-se ao navegador Safari da Apple. A experiência em curso na aplicação da Google sugere uma aplicação mais abrangente deste ajuste de experiência do utilizador em mais aplicações Android.

Em suma, teremos de esperar para sabermos até que ponto é que esta atualização passará à larga escala. Ficaremos atento a isso mesmo.

Vê mais no Droid Reader:

via

Por Filipe Alves profile image Filipe Alves
Publicado a
Rumores