A Qualcomm apresentou ontem dois novos processadores de 4 nm: o Snapdragon 8+ Gen 1 e o Snapdragon 7 Gen 1. Vamos dar a conhecer as suas especificações e ainda a lista dos primeiros equipamentos alimentados pelo 8+ Gen 1.
Conhece as diferenças entre as famílias de processadores Qualcomm Snapdragon.
Snapdragon 8+ Gen 1 é uma versão mais potente do chip anterior
É importante esclarecer que a Qualcomm não lançou um novo processador topo de gama, mas uma versão mais poderosa do já existente 8 Gen 1. Este 8+ Gen 1 promete um desempenho até 10% superior em CPU e GPU (gráficos).
Os seus núcleos terão uma frequência de desempenho máximo de 3.2 GHz (versus os 3 GHz na versão anterior). A Qualcomm também afirma que esta versão é até 30% mais eficiente em energia.
Seja como for, o Snapdragon 8+ Gen 1 continua a ser um processador muito poderoso, que possibilita, por exemplo, gravação de vídeo em 8K HDR a 30 fps ou 4K a 120 fps. Especificações adicionais incluem o modem 5G Snapdragon X65, tecnologia Quick Charge 5, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e suporte a memória até 16 GB LPDDR5 (3.200MHz).
Primeiros smartphones com Snapdragon 8+ Gen 1
- Motorola Edge 30 Ultra
- OnePlus 10 Ultra
- Samsung Galaxy Z Flip 4
- Samsung Galaxy Z Fold 4
- Xiaomi 12 Ultra
- Xiaomi 12S
- Xiaomi 12S Pro
- Xiaomi 12T Pro/Xiaomi Redmi K50s Pro
- Xiaomi MIX Fold 2
Como podemos concluir pela lista, a Xiaomi vai ser a fabricante com mais equipamentos até agora. Temos 5 telemóveis vindouros da fabricante chinesa que serão alimentados pelo Snapdragon 8+ Gen 1. Entre eles está o dobrável Xiaomi MIX Fold 2, um claro concorrente aos dobráveis da Samsung. Rumores indicam que o lançamento está para o verão de 2022 e um possível exclusivo do mercado chinês.
Ainda nos dobráveis, a Samsung irá incluir o novo processador nos Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4. A nova geração de dobráveis da Samsung deverá chegar no final do verão ou início de outono, conforme os hábitos de lançamento da fabricante coreana.
Finalmente temos o Motorola Edge 30 Ultra e o OnePlus 10 Ultra. Este último, de acordo com rumores das redes sociais chinesas será lançado entre julho e setembro.
Snapdragon 7 Gen 1 chega para alimentar a gama média
Este processador será o sucessor do Snapdragon 778G e 778G Plus. Assim sendo, equipamentos na gama média e média-alta são o alvo deste processador.
O seu desempenho em núcleos fica-se pelos 2.4 GHz. A Qualcomm promete desempenho gráfico até 20% maior que nas versões anteriores.
No que toca a especificações contamos com o modem 5G Snapdragon X62, Quick Charge 4 e suporte a memória até 16 GB LPDDR5 (3.200MHz). O Snapdragon 7 Gen 1 não permite gravação em 8K, apenas 4K HDR a 30fps.
Em relação a equipamentos, rumores indicam que o primeiro telemóvel a estrear o Snapdragon 7 Gen 1 será o Oppo Reno8 Pro.
Deixa o teu comentário