Depois de terem surgido inúmeros rumores sobre os próximos modelos da linha Xperia, a Sony decidiu colocar um ponto final às especulações e anunciou oficialmente o Xperia 1 VI e Xperia 10 VI.
Os dois smartphones não são os mais cobiçados do mercado, mas apresentam novidades interessantes e um design mais apelativo e moderno, que poderá atrair os entusiastas da marca e também novos consumidores.
Vamos perceber melhor o que cada um deles é capaz de oferecer.
Xperia 1 VI: o topo de gama para quem quer dominar a arte da fotografia
O Xperia 1 VI vem equipado com o mais recente processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3, que é auxiliado por um dissipador de calor com câmara de vapor. O dispositivo integra 12 GB de memória RAM LPDDR5X e 256 GB de armazenamento interno, embora exista uma versão de 512 GB que será vendida no Japão e na Ásia.
Ao nível do display, o Xperia 1 VI apresenta um ecrã OLED de 6,5 polegadas com tecnologia BRAVIA, capaz de emitir 1300 nits de brilho (mais 400 do que o modelo anterior). O ecrã tem ainda uma resolução FullHD+ e uma taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz.
Apesar das especificações técnicas notáveis, o verdadeiro destaque deste modelo é o conjunto de câmaras extremamente sofisticado e avançado, impulsionado por inteligência artificial, para melhorar a qualidade das imagens e vídeos. O sensor principal Exmor T de 48 MP com lentes Zeiss parece inalterado face ao modelo antecessor, mas conta agora com um modo que permite fotografar na resolução máxima. A lente possui 24 mm e abertura f/1.9, além de estabilização ótica de imagem.
A câmara ultra grande angular também manteve a resolução de 12 MP, com uma abertura f/2.2, 16mm e PDAF. No entanto, a câmara telefoto periscópica foi alvo de algumas alterações. O sensor é o mesmo do Xperia 1 V, mas possui um alcance maior de 85-170 mm, o que se traduz num fator de ampliação que pode subir para 7,1x.
No que diz respeito à autonomia, o Xperia 1 VI conta com uma bateria de 5000 mAh com suporte para o carregamento rápido com fio de 30 W ou carregamento sem fios de 15 W. Executa o Android 14 e terá direito, segundo a própria marca, a três grandes atualizações do sistema operativo e quatro anos de atualizações de segurança.
Xperia 10 VI: um smartphone mais acessível e compacto
Embora o Xperia 1 VI tenha abandonado o ecrã com proporção 21:9, o mesmo não se pode dizer do Xperia 10 VI. Este modelo possui um ecrã OLED de 6,1 polegadas com resolução FullHD+, taxa de atualização de 60 Hz e proteção Gorilla Glass Victus.
Internamente, o dispositivo é alimentado pelo chip Snapdragon 6 Gen 1 da Qualcomm, e dispõe de 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, além de ter suporte para cartão microSD. A bateria tem uma capacidade de 5000 mAh e suporte para carregamento de 30 W.
Já o conjunto de câmaras é composto por um sensor principal de 48 MP com zoom de 2x e estabilização ótica de imagem. A par deste sensor, encontra-se ainda um ultra grande angular de 8 MP. Por sua vez, a câmara frontal apresenta uma resolução de 8 MP.
Tal como acontece no Xperia 1 VI, o sistema operativo executado por este smartphone é o Android 14. Mais uma vez, a Sony promete três grandes atualizações do SO e quatro anos de atualizações de segurança.
Preço e disponibilidade
O Sony Xperia 1 VI chegará ao mercado nas cores Black, Platinum Silver e Khaki Green e terá um custo de 1399 euros. Por outro lado, o Xperia 10 VI poderá ser comprado em azul, preto e branco, por 399 euros. Ambos os telemóveis estarão disponíveis em junho.
Deixa o teu comentário