11 códigos secretos que podes usar no teu smartphone Android

11 códigos secretos que podes usar no teu smartphone Android

Os telemóveis podem ser uma constante caixinha de surpresas e o teu smartphone Android não tem de ser diferente. Na verdade, algo que o mesmo pode esconder ou que, à partida, não sabias que podes fazer, é usar determinados códigos para obteres informação para ti relevante. 

Desde informações sobre o dispositivo que usas, até à comunicação com o provedor de serviços de rede. Há um código para tudo, incluindo um que ainda te dá acesso rápido a funções que podem estar ocultas para ti.  

Esses códigos dividem-se em duas categorias: Man Machine Interface (MMI) e Unstructured Supplementary Service Data (USSD). Os MMI são ativados pela fabricante do teu smartphone – como a Samsung, Honor, entre outras – e estão diretamente associados ao teu equipamento. Já os códigos USSD permitem a comunicação com o provedor de serviços de rede sem a necessidade de uma conexão à Internet – são úteis para verificar o reencaminhamento de chamadas ou desativar a identificação de chamadas, por exemplo.

Bem, mas como é que funcionam estes códigos? Os mais curtos começam ou terminam com a tecla asterisco (*) ou com a tecla cardinal (#). Podes ativá-los através do dial do teu Android, como se fosses fazer uma chamada. 

Alguns códigos MMI podem variar conforme as definições de fábrica instituídas pela OEM. De qualquer forma, os códigos que encontras abaixo devem funcionar na maioria dos dispositivos: 

  • *#06# – Fornece-te acesso ao International Mobile Equipment Identity (IMEI) do teu equipamento. Se o seu smartphone for um modelo dual-SIM ou eSIM, mostrará mais do que um número. 
  • *#07# – Com este código, é-te apresentado o Specific Absorption Rate (SAR) do telemóvel, uma medida da taxa a que a energia é absorvida por unidade de massa pelo corpo humano quando exposto a um campo electromagnético de radiofrequência (RF). 
  • *#*#4636#*#* – Com este, podes abrir um menu que contém informações sobre o teu smartphone Android, estatísticas de utilização e informações sobre Wi-Fi, bem como acesso a vários testes nos submenus. 
  • *#*#225#*#* – Bem útil se gostas de ter um overview do que está na tua ageda para o futuro. Mostra-te o número de eventos no calendário, tais como aniversários, feriados, e eventos para cada e-mail associado. 
  • *#*#426#*#* – Ao introduzir este código, é apresentada a página de diagnóstico da Firebase Cloud Messaging (FCM), associada à Google Play Services. 
  • *#1234# – Mostra o número do modelo do teu smartphone, juntamente com o número da versão do software presente no mesmo. 
black android smartphone on brown wooden table

Já no que respeita a códigos USSD, podes encontrar alguns na lista seguinte. Mas lembra-te, a sua usabilidade estará dependente do teu operador de rede – uma vez que este tem de ter ativado o suporte ao uso de tais códigos: 

  • *#67# – Este código comunica com o fornecedor de serviços de rede para consultar e apresentar informações sobre o reencaminhamento de chamadas, desde se as funções de voz, dados, SMS, sincronização, entre outros. 
  • *31# – Esta opção ativa a identificação de chamadas efectuadas, permitindo que as pessoas que recebem as suas chamadas te identifiquem, mesmo que não tenham o teu número na lista de contactos. Podes ativá-lo na realização de uma chamada, colocando o prefixo *31# antes do número de telefone antes de marcar. 
  • #31# – Parece o mesmo, mas é exatamente o oposto. Este código desativa a identificação do autor da chamada efetuada. No fundo, é o código que podes usar para ligar para alguém em “privado”. 
  • *43# – Esta opção ativa a chamada em espera no teu smartphone Android. Provavelmente já o tens ativado, mas se não estiver, já sabes como podes parar de mandar aqueles que te tentam ligar para o voicemail caso estejas noutra chamada. 
  • #43# – O oposto, uma vez mais. Ativando este código, qualquer tentativa de chamada efetuada para ti enquanto tiveres em call, irá diretamente para o voicemail

Agora já sabes como verificar e ativar determinadas funções no teu telefone Android. À partida, como dito anteriormente, todos esses deverão funcionar no teu equipamento, exceto se não permitidos por via do fornecedor de rede. 

Fica por aí para mais dicas como esta, e atenta nas redes sociais do Droid Reader

Vê mais no Droid Reader: