• Home
  • Dicas
  • 5 dicas para conseguires melhores fotos com o teu smartphone Android
5 dicas para conseguires melhores fotos com o teu smartphone Android
André Fonseca

5 dicas para conseguires melhores fotos com o teu smartphone Android

PUB

A tecnologia evoluiu e os smartphones também. Atualmente, existem diversos modelos com câmaras de alta resolução e recursos diferentes que permitem capturar ótimas fotos para partilhares nas redes sociais.

No entanto, antes de realizares aquele "click" durante uma viagem ou passeio com amigos, é preciso analisares alguns detalhes que atrapalham a qualidade da imagem.

Para evitar qualquer tipo de problema, separámos algumas dicas que podem ajudar-te a melhorar as fotos tiradas com o teu smartphone.

Mantém a lente do telefone limpa

a close up of a cell phone on a cloth
Photo by Evgeny Opanasenko / Unsplash

A lente do aparelho costuma ficar suja/manchada com o passar do tempo. Por isso, é essencial mantê-la limpa para evitares problemas ao tirar fotos, como reflexos indesejados e dificuldades para obter foco em pessoas e objetos.

A maneira mais rápida de fazer isso é usando um pano de microfibra. Apesar do material ser o mais recomendado, também podes utilizar um pano de algodão, por exemplo, desde que ele não arranhe a lente.

Após realizares a limpeza, é possível que a qualidade da imagem melhore, especialmente em ambientes com baixa luminosidade.

Identifica a fonte de luz

A pessoa está a favor da luz

As câmaras dos smartphones só conseguem receber uma quantidade limitada de luz. Portanto, antes de tirares uma foto, certifica-te que a pessoa/objeto esteja a favor da luz para garantir uma exposição equilibrada.

Por exemplo, se desejas capturar a imagem de alguém num parque ou em qualquer outro ambiente durante o dia, posiciona-a de frente para a fonte de luz — no caso o Sol.

Dessa forma, o assunto central da foto não será escurecido pelo sensor ao tentar equilibrar a exposição, proporcionando um registo consideravelmente melhor.

Em ambientes fechados, liga alguma iluminação para suprir a necessidade de luz natural. Assim, evitas que o software do aparelho aumente a exposição e gere mais ruídos. O ideal é posicionares a luz perto da pessoa ou objeto que pretendes fotografar para aumentar a luminosidade e remover áreas de sombra.

Aposta no modo noturno

Modo noturno ajuda a melhorar a qualidade das fotografias

Poucos são os smartphones que hoje em dia não entregam um modo noturno. Este recurso aumenta o tempo de abertura do obturador para permitir a entrada de mais luz e, consequentemente, melhorar a qualidade da foto em ambientes escuros.

No entanto, durante o processo, o aparelho precisa de ficar praticamente imóvel, o que acaba dificultando a utilização nas mãos do utilizador. Para resolver este "problema", basta posicionares o equipamento numa superfície plana ou colocá-lo num tripé.

Mesmo não sendo tão prático, o modo noturno pode gerar ótimos resultados, especialmente em situações onde o modo automático não consegue entregar uma imagem decente durante a noite.

Utiliza as várias perspectivas que o teu smartphone dispõe

a close up of a cell phone in the dark
Photo by Samuel Angor / Unsplash

Os smartphones oferecem diversos tipos de câmaras: ultrawide, macro e telefoto são alguns exemplos. Graças a esta versatilidade, é possível tirares fotos com diferentes perspectivas.

A ultrawide, por exemplo, permite que mais pessoas/objetos sejam enquadrados na imagem sem que o utilizador precise se afastar, enquanto a macro garante mais detalhes em imagens próximas.

A lente telefoto é uma das mais interessantes. Em modelos topo de gama, é possível obter um zoom óptico de até 10x para ampliar um assunto sem perder praticamente nenhuma qualidade.

Na verdade, mesmo que o teu smartphone não tenha zoom óptico, ainda podes aplicar um zoom digital de até 3x sem gerar muito ruído. Portanto, utiliza as câmaras presentes no aparelho para aumentares as chances de conseguir um ótimo registo.

Edita as fotos

A edição realça os detalhes das fotos

As aplicações de edição podem melhorar a qualidade das fotos de forma drástica. Além de permitir o ajuste de cores, contraste, realce, brilho e outras parâmetros, algumas ainda entregam ferramentas baseadas em inteligência artificial que removem objetos da cena em poucos segundos.

Se registaste uma fotografia com o teu smartphone e desejas aprimorar certos detalhes nela, como sombras e nitidez, algumas apps disponíveis na Play Store podem ajudar-te nessa tarefa, como o Adobe Lightroom ou o Google Snapseed, por exemplo.

André Fonseca profile image André Fonseca
Publicado a
Dicas