Queres mais opções e funcionalidades
Sendo que o Android não está "agarrado" a nenhuma fabricante, podes encontrar todo o tipo de designs, tamanhos, cores, especificações e preços. Desta forma, há uma grande possibilidade de encontrares o que precisas no mundo Android.
Desde equipamentos mais modestos como o OnePlus Nord 2 a topos de gama como o Oppo Find X5 Pro, as fabricantes Android tem muito por onde escolher. Nos últimos dois anos, até mesmo os formatos ganharam variedade, com os equipamentos dobráveis como o Galazy Z Flip ou Z Fold.
Adicionalmente, equipamentos Android contém opções como Always On Display, carregamento sem fios inverso, sensores de impressão digital, entrada jack 3.5 e multitarefas em ecrã dividido, funções inexistentes nos iPhone.
Um carregador para tudo
A porta de carregamento USB-C está pouco a pouco a tornar-se a norma, substituindo o micro USB. Até mesmo a Apple já introduziu essa entrada na maioria dos iPads e MacBooks.
Contudo, o iPhone continua a precisar de Lightning. Desta forma, com um telemóvel Android, o teu cabo e adaptador USB-C pode servir também para carregar o teu tablet, computador, ou auscultadores/caixa de auriculares.
Além disso, temos as velocidades de carregamento crescentes. Atualmente, fabricantes como a Oppo e Xiaomi já disponibilizam carregamentos a mais de 50W, que carregam baterias dos 0 aos 100% em menos de uma hora.
Mais opções de armazenamento
Nem todos os utilizadores fazem uso do armazenamento na nuvem. Nesse sentido, um equipamento Android com expansão por cartão de memória continua a ser uma boa opção.
Falando nisso, o iCloud da Apple oferece-te apenas 5G gratuitos, enquanto que o Google Drive oferece 15 GB. Além disso, os iPhones não aceitam cartões de memória. Caso queiras mais espaço tens duas opções: compras um iPhone com mais armazenamento ou subscreves ao iCloud.
Tens um computador com Windows
Falo por experiência, tendo um iPhone e computador Windows. Transferir ficheiros de um iPhone para PC Windows pode tornar-se frustrante, por vezes. Com um telemóvel Android, a transferência de ficheiros é mais fácil, seja por Bluetooth, cabo USB, ou serviços de nuvem.
Adicionalmente, podes usar ferramentas como o Microsoft Phone Link para sincronizar notificações, mensagens e chamadas entre o teu telemóvel Android e PC.
Não queres estar "preso" num ecossistema
A Apple tem um ecossistema muito mais fechado, que obviamente tem as suas vantagens. No entanto, caso queiras ter outros equipamentos que não Apple, talvez escolher Android seja a melhor opção.
Se tiveres um iPhone e quiseres manter-te no ecossistema Apple, prepara-te para investir. Auriculares? AirPods. Coluna inteligente? HomePod. Tablet? iPad. A lista continua.
É importante salientar que não de todo errado optar pelo ecossistema Apple. Vai depender das tuas prioridades. Caso queiras escolha, opta pelo Android.
Queres mais liberdade, controlo e personalização
O Android é um sistema open-source, ou seja, é altamente personalizável, seja por ti ou por programadores. Este sempre foi um dos pontos fortes do Android e um dos argumentos mais utilizados a favor do sistema operativo da Google.
Por exemplo, no Android podes mudar os ícones das apps, bem com o seu tamanho, formato e cor. Podes instalar launchers que podem alterar o teu ecrã inicial por completo, se assim quiseres. Até mesmo o tipo de letra apresentado na interface podes alterar.
A Apple já melhorou bastante a personalização do iOS nos últimos anos, mas continua a ser bastante limitada, em comparação ao Android.
Acima de tudo, escolhe o que é melhor para ti
Não estamos a dizer que deves escolher Android em vez de iPhone, ou vice-versa. O importante aqui a reter é que deves decidir com o máximo de informação possível. Se após uma boa análise conseguires chegar a uma conclusão, óptimo.
Deixa o teu comentário