A nova face do Gemini: mais simples, mais rápido e mais intuitivo

A nova face do Gemini: mais simples, mais rápido e mais intuitivo

O Gemini veio para ficar no Android e a Google está a aproveitar bem o momento. A gigante da tecnologia fez uma revolução no design da sua IA, tornando-a mais simples, funcional e ainda mais apelativa. Se já eras fã, vais gostar do upgrade.

Com esta renovação, o Gemini continua a integrar-se no Android de forma fluída e inteligente, mas com uma interface mais limpa e eficiente. A experiência está mais natural, com respostas mais rápidas e interações mais intuitivas, tudo através da voz. A Google está a mostrar que a IA no Android não é só sobre funcionalidade, como também sobre a forma como a utilizas no teu dia-a-dia.

Mudanças de peso no design e na funcionalidade

A principal novidade é que o design foi totalmente repensado. Agora, o Gemini passa a ocupar menos espaço no ecrã e oferece uma aparência mais leve, sem comprometer as funcionalidades que já faziam dele um assistente poderoso. As cores são mais modernas e o layout, mais clean, ajuda a melhorar a navegação.

Mas, claro, outras coisas mudaram. O controlo multitarefa em ecrã dividido foi removido e o modo de abrir a versão completa da aplicação também desapareceu. A saudação de "Bom dia, tarde ou noite", que vinha do Google Assistant, também desapareceu.

O campo “Pergunte ao Gemini” que pode ser tocado para a introdução de texto, microfone e atalho do Gemini Live está também menor. Parece que a ideia agora é ser mais direto, sem aquelas formalidades.

A página inicial também sofreu ajustes. Os atalhos para a câmara e a entrada de voz foram transferidos para o menu "Mais". Se fores subscritor do Gemini Advanced, terás acesso a funcionalidades extra, como o upload de ficheiros e a integração com o Google Drive.

Microfone com brilho característico e maior rapidez

Ainda te vais deparar com o microfone e o anel brilhante quando o ativares, mas o grande destaque vai para a forma como o atalho do Gemini Live foi reposicionado para se adaptar ao novo design, mais compacto e funcional. E não são apenas mudanças visuais, a experiência de interação também está mais fluída, com a caixa de entrada agora com cantos arredondados e algumas melhorias subtis no layout.

Já está disponível?

A nova versão desta IA começou a ser lançada gradualmente e já está a ser disponibilizada para todos. A Google, com esta atualização, volta a reforçar o papel central da inteligência artificial no Android, com uma experiência de uso mais prática e apelativa.

Vê mais no Droid Reader: