Android 16 QPR2 chega aos Pixel com mudanças visíveis e funcionais - e nós destacamos as maiores

Android 16 QPR2 chega aos Pixel com mudanças visíveis e funcionais - e nós destacamos as maiores
Fonte: Google

Os utilizadores Google Pixel tiveram um ano de 2025 recheado de novidades com a chegada do Android 16. A Google continua a apetrechar os seus smartphones de funcionalidades e a aperfeiçoar aquelas que são tão amadas, sendo que, antes do fim do ano, vem trazer mais uma atualização.

O segundo grande pacote de atualizações do Android 16 chegou este mês de dezembro aos Google Pixel, sendo que os modelos Pixel 10 são os primeiros a receber a atualização do sistema operativo.

Numa das mais completas atualizações dos últimos tempos, vamos deixar abaixo aquelas que, para o DroidReader, são as novidades de maior destaque do Android 16 QPR2.

As novidades funcionais

A nova grande atualização de software Android não desilude os fãs na sua lista de novidades, tanto ao nível funcional, como ao nível estético. A começar pelas novas funcionalidades há que destacar como a Google continua a fazer melhorias inteligentes à navegação, segurança e usabilidade do sistema que tanto atraem os fãs para os smartphones Pixel.

A divisão de ecrã já é há muito que não é uma novidade nos smartphones Pixel, mas a Google vem com a nova atualização introduzir um novo rácio de 90:10 na divisão do ecrã, que dá ainda maior flexibilidade aos utilizadores, juntando aos já disponíveis rácios 70:30 e 50:50. Este rácio estava disponível, até agora, apenas para a linha Pixel 10, mas ficará agora disponível também para todas as gamas Pixel com acesso a esta atualização.

O nosso ecrã de bloqueio terá agora acesso a widgets. Esta funcionalidade já era possível no Pixel Tablet e chega agora aos telemóveis da Google. No menu Definições, basta aceder a Ecrã e Toque, seguindo-se até ao menu dedicado ao Ecrã de Bloqueio, onde poderemos ativar a funcionalidade Widgets no Ecrã de Bloqueio. Para os visualizar, basta deslizar para a esquerda no ecrã do bloqueio, acedendo a alguns widgets predefinidos, que podem ser configurados.

Ainda no ecrã de bloqueio, está agora disponível uma nova forma de organizar notificações por categorias. O organizador de notificações vem trazer uma maior organização à prateleira de notificações com divisão por categoria, que pode ser ajustado no menu de definições.

Para os pais, a QPR2 traz um novo menu de Controlos Parentais, que funciona como um hub centralizado e protegido por PIN para definir condições de utilização do dispositivo para as crianças. Neste menu é possível definir uma agenda de utilização e tempo de utilização do dispositivo, bem como gerir o conteúdo acessível no smartphone. Este painel também promove a utilização da app Google Family Link, que expande as possibilidades dadas aos pais para uma maior capacidade de supervisão.

Com o QPR2 não deixa de haver ênfase na segurança e privacidade, com a Verificação de Identidade. Esta funcionalidade de segurança está agora melhorada, com uma zona de confiança onde o smartphone e as suas aplicações podem ser desbloqueadas com recurso a dados biométricos ou PINs, mas que quando os seus limites são ultrapassados, obriga a que os dados biométricos do utilizador sejam utilizados para desbloqueio das aplicações com informações sensíveis, sem possibilidade de recurso a dados como passwords ou PIN, que são passíveis de serem roubados.

Esta ferramenta de segurança é bastante restritiva e pode ser menos conveniente para os utilizadores que viajam bastante. No entanto, a Google pensou naqueles que são fieis ao ecossistema Pixel, sendo que todos os utilizadores com Pixel Watch 3 ou mais recente verão esta funcionalidade associada ao seu Pixel Watch, sendo que apenas se ativará se a distância entre o relógio inteligente e o smartphone se tornar considerável ou se desconectar.

Não são poucas as tentativas de fraude via SMS, muitas delas tentando explorar o sistema de autenticação de duplo fator que, por exemplo, as aplicações bancárias usam como modo de segurança. A nova atualização do sistema Android vem proteger as SMS recebidas com códigos de autenticação criando um novo filtro que dificulta a possibilidade de outras aplicações de lerem os códigos que são recebidos nestas mensagens, ao esconder a fonte dessas SMS e também ao omitir os alertas de receção de SMS para todas as aplicações.

As melhorias estéticas

Entre os vários destaques nota-se que há pela Google uma tentativa de harmonizar o sistema operativo. A começar pelos ícones, a funcionalidade ícones com tema automático foi aperfeiçoada, sendo agora o sistema capaz de gerar versões adaptadas dos ícones para todas as aplicações que não forneçam um ícone compatível com o modo temático. O resultado é um conjunto de ícones uniforme, que respeita a paleta de cores definida pelo utilizador e se integra de forma muito mais harmoniosa no ecrã inicial.

Por outro lado, é também agora possível aos utilizadores personalizarem a forma dos ícones, com quatro novas opções para além da já habitual forma circular.

O tema escuro do Android 16 foi melhorado neste QPR2 do Android 16. Com esta atualização, o modo escuro expande-se inclusive às aplicações que não têm suporte ou versão modo escuro, o que permite aos utilizadores uma utilização coerente entre todas as aplicações do sistema. Os utilizadores têm a possibilidade de utilizar este modo "expandido" ou o modo "normal", sendo que no primeiro o sistema fará com que as aplicações sem modo escuro utilizem tons mais escuros.

Apesar de este modo "forçado" garantir uma maior coerência na experiência de utilização do smartphone, a Google alerta que a adaptação das aplicações ainda não é perfeita, sendo que em alguns casos haverá uma maior dificuldade em acompanhar os resultados de uma aplicação com modo escuro nativo.

O pacote QPR2 do Android 16 vem introduzir o Modo de Baixa Luminosidade. Esta funcionalidade permite manter o nosso protetor de ecrã de bloqueio durante o dia, sendo que em cenários de baixa luminosidade, e de forma a não incomodar o utilizador com luz desnecessária, o Android fará automaticamente a troca pelo relógio de baixa luminosidade, que passará a ser o protetor de ecrã, revertendo esse processo no sentido inverso. O protetor de ecrã pode agora também ser ativado apenas caso o smartphone esteja a carregar num terminal de carregamento sem fios.

Novos ajustes à apresentação do conteúdo multimédia chegam com esta atualização ao Android 16, com um melhorado controlo da luminosidade na visualização de conteúdo HDR. Esta funcionalidade permite atenuar o brilho intenso dos conteúdos HDR, que muitas vezes se destacam de forma abrupta quando comparados com o restante conteúdo no ecrã.

Ainda no capitulo da estética, uma das características do Material 3 Expressive é o fundo desfocado, que com esta nova atualização passa a ser opcional, podendo ser desativada em "Cor e movimento", no menu "Acessibilidade" nas definições do dispositivo.

Outros destaques

Apesar destes serem os grandes destaques para a maioria dos utilizadores, a atualização QPR2 vem trazer vários ajustes que serão também interessantes para os desenvolvedores. A começar pelo Linux Terminal, esta aplicação passa agora a ter suporte para aplicações de desenvolvimento gráfico, para apps como o Chromium ou o GIMP.

No modo programador, os utilizadores podem aceder ao modo desktop do Android 16 (ainda em beta), cujo ajuste de janelas e navegação através de rato está melhorada, bem como as animações em geral.

Para os mais curiosos, recomendamos consultar a publicação da própria Google para conhecer as novidades completas para desenvolvedores que o Android 16 QPR2 disponibiliza.