A Google revelou na Google I/O (conferência para desenvolvedores) uma nova funcionalidade para o teu smartphone Android que aumentará consideravelmente a tua privacidade.
Esta nova característica vai permitir que o teu smartphone consiga identificar se uma AitTag da Apple está, de alguma forma, a controlar onde andas. Isto é, a seguir-te.
Android começa a identificar as AirTags da Apple
Em síntese, as AirTags são dos rastreadores pessoais mais usados no mundo. Após lançar este pequeno gadget a um preço aliciante, (podes comprar aqui), foram muitos os utilizadores que não se questionaram para raspar o cartão.
Aliás, tenho um destes em cada automóvel e sempre que vou viajar, este pequeno gadget está constantemente na minha mala.
A nova funcionalidade do Android avisa-te na barra de notificações se algum dispositivo de rastreador está a seguir-te há algum tempo.
O mesmo já acontece nos iPhones. Por exemplo, sempre que tenho visitas em casa de longa duração com um iPhone no bolso, decorrido uns dias, lá aparece a notificação que uma AirTag o está a seguir.
Isto porque viajamos todos no mesmo automóvel e a Apple decidiu implementar esta notificação para que os seus utilizadores não fossem constantemente rastreados sem autorização.
Quando chega a atualização ao teu smartphone Android
Ao que parece a funcionalidade foi apanhada pela primeira vez num Google Pixel com o Android 14 Beta. Ou seja, é possível que chegue apenas com a nova atualização do sistema operativo da Google.
Ainda assim, há quem acredite que possa ser uma funcionalidade introduzida numa outra versão Android inferior. Dada à sua elevada importância. Para já, resta-nos aguardar.
Google e Apple fazem uma parceria para mais privacidade no Android
Em resumo, o mesmo vai acontecer no teu smartphone Android. Esta parceria da Google e da Apple não é a primeira, contudo, é uma das poucas em que as empresas concordam que os seus utilizadores devem ter mais privacidade.
Nos dias de hoje é quase impossível teres privacidade com a quantidade de Apps que seguem a tua localização ou acedem a dados que não necessitam para funcionar.
Infelizmente, os dados dos utilizadores são cada vez mais valiosos e isso faz com que a demanda aumente consideravelmente. Esperemos que esta nova funcionalidade no Android seja o início de muitas iniciativas para voltar a trazer mais privacidade aos utilizadores.
Vê mais no DroidReader:
Deixa o teu comentário