• Home
  • Notícias
  • Android: está a chegar a funcionalidade que te vai proteger ainda mais
Smartphone Android começa a detetar AirTags da Apple e aumenta a privacidade
Por Filipe Alves

Android: está a chegar a funcionalidade que te vai proteger ainda mais

PUB

A Google revelou na Google I/O (conferência para desenvolvedores) uma nova funcionalidade para o teu smartphone Android que aumentará consideravelmente a tua privacidade.

Esta nova característica vai permitir que o teu smartphone consiga identificar se uma AitTag da Apple está, de alguma forma, a controlar onde andas. Isto é, a seguir-te.

Android começa a identificar as AirTags da Apple

Funcionalidade do Android que deteta uma Airtag da Apple

Em síntese, as AirTags são dos rastreadores pessoais mais usados no mundo. Após lançar este pequeno gadget a um preço aliciante, (podes comprar aqui), foram muitos os utilizadores que não se questionaram para raspar o cartão.

Aliás, tenho um destes em cada automóvel e sempre que vou viajar, este pequeno gadget está constantemente na minha mala.

A nova funcionalidade do Android avisa-te na barra de notificações se algum dispositivo de rastreador está a seguir-te há algum tempo.

AirTag da Apple será capaz de informar smartphones Android

O mesmo já acontece nos iPhones. Por exemplo, sempre que tenho visitas em casa de longa duração com um iPhone no bolso, decorrido uns dias, lá aparece a notificação que uma AirTag o está a seguir.

Isto porque viajamos todos no mesmo automóvel e a Apple decidiu implementar esta notificação para que os seus utilizadores não fossem constantemente rastreados sem autorização.

Quando chega a atualização ao teu smartphone Android

Ao que parece a funcionalidade foi apanhada pela primeira vez num Google Pixel com o Android 14 Beta. Ou seja, é possível que chegue apenas com a nova atualização do sistema operativo da Google.

Ainda assim, há quem acredite que possa ser uma funcionalidade introduzida numa outra versão Android inferior. Dada à sua elevada importância. Para já, resta-nos aguardar.

Google e Apple fazem uma parceria para mais privacidade no Android

Em resumo, o mesmo vai acontecer no teu smartphone Android. Esta parceria da Google e da Apple não é a primeira, contudo, é uma das poucas em que as empresas concordam que os seus utilizadores devem ter mais privacidade.

Nos dias de hoje é quase impossível teres privacidade com a quantidade de Apps que seguem a tua localização ou acedem a dados que não necessitam para funcionar.

Infelizmente, os dados dos utilizadores são cada vez mais valiosos e isso faz com que a demanda aumente consideravelmente. Esperemos que esta nova funcionalidade no Android seja o início de muitas iniciativas para voltar a trazer mais privacidade aos utilizadores.

Vê mais no DroidReader:

Via

Por Filipe Alves profile image Filipe Alves
Publicado a
Notícias