Arrefecer o processador? Fabricantes recorrem a solução da Samsung

A Samsung Heat Pass Block é a tecnologia que as fabricantes de processadores estão alegadamente a implementar nos seus novos modelos para ajudar na gestão térmica.

Arrefecer o processador? Fabricantes recorrem a solução da Samsung

Todos os anos a vemos novos processadores a chegar ao mercado, cada vez apresentando um aumento na performance e na eficiência. As grandes marcas do mercado mobile incorporam nos seus smartphones os melhores processadores que estão à sua disposição, mas encontram de ano para ano desafios em tirar partido do seu desempenho máximo.

Com os processadores a atingirem níveis de desempenho cada vez maiores e com frequências cada vez mais altas, é também mais difícil para as marcas os incorporarem nos novos dispositivos que vão chegando ao mercado, devido às temperaturas que estes chips conseguem atingir.

Apesar de ser já comum ouvirmos falar de sistemas de refrigeração avançados em modelos topo de gama, como as Vapor Chambers, estas começam a não ser suficientes para as temperaturas que os mais recentes processadores topo de gama conseguem gerar. E a Samsung poderá ser a empresa com a solução ideal.

Conforme reporta o Android Headlines, as fabricantes de processadores mobile estão a apostar numa tecnologia semelhante à Samsung Heat Pass Block (HPB), tecnologia de arrefecimento do processador que podemos encontrar no processador Exynos 2600 da gigante sul-coreana.

A Samsung recorre a esta tecnologia para os seus processadores topo de gama, que cria uma escapatória térmica para o no próprio processador, repensando o posicionamento da memória DRAM junto do CPU. Esta alteração estrutural acaba por possibilitar que as componentes mais próximas do processador não sejam obstáculos ao calor libertado e impedindo, por isso, que o mesmo se acumule no sistema.

Este solução é resultado de vários anos de aposta da Samsung em desenvolver soluções térmicas eficientes para manter a sua linha Exynos competitivas, considerando que as dificuldades com a gestão térmica são historicamente uma das principais razões para que estes processadores tenham perdido terreno para as soluções da Qualcomm na linha Galaxy S.

Segundo o reporte, ambas Qualcomm e MediaTek têm os olhos postos na solução da Samsung e estarão já a desenvolver os seus próximos processadores topo de gama já recorrendo à mesma. Esta acaba por ser uma solução bem vinda, já que vários reportes apontam para que os próximos processadores de ambas as marcas possam ultrapassar a marca dos 4.8Ghz de frequência máxima, o que se traduzirá em altíssimas temperaturas para os dispositivos nos quais venham a ser incorporados.