Sage Barista Touch: café expresso com requinte!

Escrito por
7 minutos de leitura
Sage Barista Touch: café expresso com requinte!

A máquina de café expresso mais inteligente que podem encontrar no mercado, voltada para o grande público, isto é. Em causa está a incrível Sage Barista Touch que eleva não só a qualidade de construção e design, mas sobretudo os resultados que conseguimos obter face a gerações prévias.

Trata-se, desde logo, de uma máquina de café manual, com vários auxílios para o utilizador, bem como um ecrã sensível ao toque - daí o nome "Touch" que a acompanha. É um produto de gama alta, com preço de 1.249,90 € na loja oficial da marca em Portugal.

É caso para dizer que algumas máquinas de café são um autêntico colosso e esta até tem mais tecnologia que alguns telemóveis que por aí andam. Tudo para garantir resultados consistentes e a maior facilidade de utilização no dia-a-dia.

Máquina de café expresso (e muito mais) com toque Premium

Vejamos, pois, com mais atenção, o que nos oferece a Sage Barista Touch Impress.

As principais caraterísticas técnicas da máquina de café são as seguintes:

  • Capacidade do reservatório de água: 2 litros
  • Capacidade do reservatório de café em grão: 340 gramas
  • Pressão: 9 bar até 15 bar
  • Temperatura de extração: 93 °C
  • Níveis de ajuste do moinho de café: 30 níveis (Trituradores de precisão europeus Baratza)
  • Manípulo de café completo de aço inoxidável de 54 mm
  • Cestas de parede simples e parede dupla (1 dose / 2 doses)
  • Dimensões: 34,3 x 41,7 x 33,3 cm
  • Potência: 1750 W

A Sage (conhecida também como Breville noutros mercados globais), tem aqui a sua mais recente aposta no mercado das máquinas de café. É, face à experiência prévia com modelos anteriores, uma máquina mais evoluída e eficaz.

Elegância e qualidade de construção da Sage

Esta geração está mais evoluída, mais profissional e mais consistente nos resultados. É, em absoluto, uma máquina que traz mais capacidades de nível profissional para o comum utilizador que procura uma experiência superior.

Em suma, a Touch Impress surpreende pela qualidade de construção e pelo design logo que a tiramos da caixa. Porém, são as suas funções "Smart" que fazem toda a diferença e ampliam as suas capacidades que nos conquistam a longo prazo.

A máquina tem ótima presença em qualquer bancada, adaptando-se perfeitamente a espaços modernos. Tem um corpo bem sólido e o ecrã tátil confere-lhe um aspeto inegavelmente "avant-garde".

Ecrã tátil com várias funções "Smart"

Em primeiro lugar, o que mudou face à geração anterior? Bom, temos uma maior potência para o moinho, além do sistema de aquecimento ThermoJet mais eficiente e com aquecimento notoriamente mais rápido.

Somos igualmente presenteados com um sistema de criação de espuma de leite e várias bebidas de origem vegetal já pré-calibrado que nos ajuda - e entrega - resultados consistentes com "leite" de soja, arroz, amêndoa, avelã, entre outros substitutos do leite animal.

Voltando à epígrafe deste capítulo, temos um grande ecrã Touch (sensível ao toque) que nos ajuda a folhear entre o catálogo de bebidas pré-programadas, cada qual com o seu método de preparação bem explicado em passos simples e intuitivos.

É aqui que a máquina de café Sage Barista Touch brilha realmente, na forma de controlo e utilização. Seja para os maiores entusiastas de café, ou para o novo utilizador, fica tudo mais fácil com um ecrã touch, tal como nos nossos smartphones.

Design e construção que encanta à primeira vista

O aspeto e linhas suaves da máquina Sage são, à partida, um dos pontos positivos. Em primeiro lugar temos o tamanho - muito considerável - desta máquina de café. Em segundo lugar temos o design industrial pautado pelo metal que reveste toda a máquina.

São linhas maioritariamente curvas na Sage Barista Touch que encaixam em qualquer canto. É funcional, fácil de limpar e sempre bonita independente da inserção.

Em suma, passei a apreciar as linhas modernas deste modelo, sobretudo face à anterior Barista Express Impress. A nova Touch está ainda mais agradável e dá nas vistas na dose certa.

Importa frisar que a máquina tem sensivelmente 43 centímetros de altura e quase outros tantos de largura e profundidade. É esta a sua pegada, permitindo assim ter uma noção do espaço que ocupará na bancada e entre os armários.

Note-se ainda que convém ter algum espaço sobrante de cada lado, bem como atrás da máquina, isto porque necessitamos de aceder ao depósito de água, além de tirar o tabuleiro para limpeza. Sem esquecer o acesso ao depósito dos grãos de café.

Interface intuitiva para qualquer café

O ecrã sensível ao toque é apontado para o utilizador mais casual, ou para o apreciador de café que procure uma máquina simples de usar, mas com muitas funções à distância de um toque.

Em boa verdade, nos modelos anteriores acabei por desperdiçar bastante café ao ajustar todos os parâmetros da máquina. Ou seja, por muito atraentes que sejam os interruptores físicos, o ajuste foi muito mais fácil com uma máquina que cuida destas partes chatas por nós. Acreditem, esta grande máquina é muito fácil de usar no quotidiano.

Agora, sim, com a Sage Barista Touch descobri o verdadeiro significado de máquina de café inteligente. Temos alguns ajustes físicos como o rotor lateral para ajustar a espessura da moagem num total de 30 etapas / graus de moagem.

Experiência muito próxima de uma máquina de café automática

O desiderato da Sage com a Sage Barista Touch passa também e sobretudo pela simplificação do uso de máquinas de café manuais. Nesse objetivo, a Barista Touch cumpre com nota máxima o seu propósito. É tudo realmente fácil de fazer nesta máquina de última geração.

Ainda que não seja - de todo - a máquina de café para os puristas da área, é sim um produto ideal para quem procura algo melhor que as máquinas de cápsulas. Com o ecrã touch e o guia visual a cada passo, é muito simples conseguir bons resultados consistentemente.

Em suma, esta é uma máquina de café manual que automatiza várias etapas. O resultado? Possivelmente o melhor dos dois mundos, uma solução extremamente aprazível para o quotidiano.

Por exemplo, temos as seguintes bebidas já programadas:

  • Espresso
  • Americano
  • Chocolate Quente
  • Chá
  • Cappucino
  • Latte
  • Flat White
  • Babyccino

Importa referir que cada uma destas bebidas já programadas têm guias práticos e visuais para que baste tocar no ecrã e aguardar pelos bons resultados. O melhor de tudo? A possibilidade de guardarmos os nossos ajustes pessoais (Salvar configurações) para que a máquina se adapte ao nosso gosto pessoal.

O utilizador pode, inclusive, criar bebidas do seu agrado e guardar as mesmas no menu de raiz. Há um total de 8 slots ou vagas para a criação dos nossos favoritos.

Em suma, esta é a melhor máquina de café que já tive oportunidade de utilizar. Uma solução de excelência, sem qualquer compromisso a ser feito no produto - e muito menos nos resultados.

Excelência e coerência: a Sage Barista Touch

Perfeita para quem procura um café de alta qualidade, mas sem se aventurar no nicho dos entusiastas da área, é bonita, competente e bem conseguida. A Sage Barista Touch merece uma avaliação de 5 estrelas por cumprir com distinção todas as tarefas e funções a que se propõe.

É, seguramente, uma das melhores máquinas de café a comprar em 2024.

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

Google Pixel 9 Pro (Review): A nova referência em fotografia, design e IA

⸱ 13 minutos de leitura

Honor Magic V3: o smartphone dobrável inédito que vai dar que falar

⸱ 4 minutos de leitura

Google lança atualização para os Pixel 9 e Pixel 9 Pro, eis as novidades!

⸱ 2 minutos de leitura

Huawei prepara dobrável incrível com ecrã de 10''

⸱ 3 minutos de leitura