De forma algo surpreendente para os mais desatentos, mas com a intenção de aproveitar um dos mais recentes trends do mercado de smartphones, a startup Beeper revelou o Beeper Mini, uma aplicação que promete levar a experiência iMessage para utilizadores Android de forma segura.
Este feito foi possível graças a um jovem programador de 16 anos que conseguiu reverter a engenharia do iMessage da Apple, contrariando várias outras tentativas de aproximar a aplicação de mensagens do ecossistema de Cupertino do Android da Google.
Desbloqueando o iMessage para Android
O Beeper Mini diferencia-se de outras tentativas de trazer o iMessage para o Android, já que envia as mensagens diretamente como iMessages.
Ao contrário de serviços anteriores, que se limitavam a retransmitir mensagens através de um Mac na nuvem, o Beeper Mini regista o número de telefone no iMessage, envia mensagens diretamente aos servidores da Apple e recebe-as nativamente na própria aplicação.
Eric Migicovsky, CEO da Beeper, destaca a segurança do processo, garantindo que a aplicação não tem qualquer acesso às mensagens, contactos ou palavra-passe do Apple ID.
O código fonte da implementação do iMessage no Beeper será até disponibilizado em formato open source para revisão, reforçando desta forma o compromisso com a transparência e segurança.
Beeper Mini: desafios e a incerteza do futuro
O processo envolveu a quebra de algumas barreiras no sistema da Apple, desde registar o número de telefone até reproduzir todas as funcionalidades dentro da aplicação Android.
Migicovsky admite que a segurança será sempre uma das suas grandes preocupações, mas destaca que a equipa Beeper está do lado certo da lei, limitando-se apenas a aproveitar uma exceção nos direitos de autor para proceder à engenharia reversa.
No que diz respeito à sobrevivência do Beeper Mini, ninguém sabe muito bem como a Apple reagirá.
Migicovsky acredita que limitar ou impedir a Beeper seria difícil sem afetar também os utilizadores legítimos do iMessage. No entanto, a adesão da Apple ao padrão de mensagens RCS coloca um novo desafio à empresa, já que introduziria características semelhantes ao iMessage nas mensagens entre plataformas.
O futuro da Beeper: integração de WhatsApp e Signal depois do iMessage
Inicialmente, o Beeper Mini, que tem um custo de $2 por mês, oferece o acesso exclusivo ao iMessage.
Migicovsky revelou, porém, planos para integrar todas as outras plataformas de chat, como WhatsApp e Signal, num único interface conveniente, removendo a designação "Mini".
Mesmo com a chegada do RCS ao iMessage, a Beeper procura criar uma aplicação unificada para podermos conversar com qualquer pessoa no mundo, de forma segura.
O maior desafio será manter a coesão, mas Migicovsky acredita convictamente que a Beeper continuará a desempenhar um papel crucial na oferta de uma experiência de chat universal e unificada.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário