Bixby pode ser umas das surpresas do Samsung Galaxy S26
Imagem: Samsung
Partilhar

Bixby pode ser umas das surpresas do Samsung Galaxy S26

A Bixby poderá estar de volta com funcionalidades de IA para rivalizar com os pesos pesados do mercado.

Os assistentes virtuais estão cada vez mais populares graças ao recurso à inteligência artificial. As fabricantes de dispositivos Android estão a tirar partido de todas as funcionalidades que o Gemini traz, incluindo a própria Samsung.

Apesar do atual domínio do Gemini entre o mercado Android, a Samsung não esqueceu ainda o seu próprio assistente virtual, que durante anos foi, por defeito, o assistente virtual da linha Galaxy S: a Bixby.

Este assistente virtual, que continua a estar presente em grande parte do ecossistema da Samsung, nem sempre foi bem sucedido em rivalizar com as propostas da Google ou até da Amazon, com a Alexa. Com a chegada do Gemini, a Bixby passou para um papel secundário, mas a Samsung poderá estar prestes a mudar isso muito em breve.

Segundo as mais recentes fugas de informação, a Samsung estará a trabalhar na integração na Bixby do software de inteligência artificial Perplexity.

De acordo com o utilizador da rede social X, @chunvn8888, a Samsung estará alegadamente a testar a integração da Perplexity na Bixby para smartphones e tablets. Ao que esta fuga de informação indica, o lançamento da renovada Bixby poderá mesmo vir a acontecer já aquando do lançamento da linha Galaxy S26.

A publicação revela ainda que a Bixby não será apenas uma versão da Perplexity, mas que dividirá funções com este software de inteligência artificial. Enquanto a Bixby será responsável pelas tarefas mais simples, como efetuar chamadas ou ativar alarmes, a Perplexity será responsável pelas tarefas mais complexas, como pesquisas que envolvam recolha de dados na web.

É referido pelo autor da publicação que a Samsung espera uma integração da Bixby similar aquela que a Apple Intelligence e o ChatGPT apresentam.

Será interessante perceber se este será o caminho para a Samsung diminuir a sua dependência face ao Gemini e à Google no que respeita ao software de inteligência artificial. Para a Samsung, esta pode ser uma oportunidade de se aliar a um parceiro que está pronto a estrear várias novidades no mercado (como o novo browser IA Comet) das quais os produtos Samsung poderão tirar partido.