A CES 2026 já arrancou e a Google não hesitou em avançar com as suas novidades para 2026, tendo começado o ano com um anúncio de novas funcionalidades para a Google TV.
Recorrendo ao Gemini, a tecnológica de Mountain View promete trazer várias conveniências ao utilizador de forma a melhorar a experiência de utilização da Google TV.
Aproveitando todo o potencial do seu modelo de inteligência artificial, a Google vem anunciar uma optimização das configurações através de linguagem natural com o sistema, permitindo ao utilizador interagir com o Gemini com comandos simplificados como "o ecrã está muito escuro" ou "não percebo o que estão a dizer", aos quais o Gemini ajustará as definições da televisão para se ajustar aos pedidos.
A pesquisa e descoberta de conteúdo foi também otimizada, podendo agora o Gemini responder a perguntas, ou integrar vídeos, imagens e até informações sobre desporto em tempo-real. Entre estas funcionalidades está o Deep Dives, que será ideal para facultar ao utilizador resumos (narrados ou não) e análises interativas do conteúdo em pesquisa.
Com a nova atualização ao Gemini, a Google pretende expandir a experiência dentro do ecossistema,, que se traduz também na interação entre o Google Photos e a Google TV. O Gemini será agora capaz de aceder ao conteúdo do Google Photos para pesquisar momentos de destaque e, através da ferramenta Photos Remix, transformar as melhores memórias dos utilizadores em conteúdo a ser apresentado na smartTV.
A Google não deixou de destacar, através do seu anúncio oficial, a possibilidade de os utilizadores recorrerem ainda aos seus modelos de IA Nano Banana e Veo através da Google TV para a criação de conteúdo a partir das suas próprias fotos e imagens pessoais.
O anúncio da Google termina revelando que as novas funcionalidades estarão disponíveis em primeira-mão em televisões da TCL (ainda que não revelando os modelos), sendo que nos próximos meses deverão chegar a outros modelos de outras marcas do mercado.