Que a inteligência artificial é a próxima revolução tecnológica já não restam dúvidas, seja para o bem ou para o mal. À semelhança de outras revoluções tecnológicas do passado, como o computador pessoal, o smartphone ou as redes sociais, a verdade é que a próxima grande transformação será, sem sombra de dúvida, impulsionada pela IA.
Um outro marco, no mínimo peculiar, é aquilo que os utilizadores poderão em breve fazer no ChatGPT. Terão acesso a conteúdo mais ousado, entenda-se, erótico, mas para isso, dependerá a verificação da idade.
ChatGPT permitirá conteúdo erótico para utilizadores adultos, confirma Sam Altman
O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou que o ChatGPT passará a permitir conteúdo erótico para utilizadores adultos verificados, marcando uma das maiores mudanças desde o lançamento do popular assistente de inteligência artificial. A novidade, prevista para dezembro, faz parte de uma estratégia mais ampla da empresa para “tratar utilizadores adultos como adultos”, mantendo ao mesmo tempo rigorosas restrições para menores de idade e para utilizadores com potenciais riscos de distúrbios mentais.

O CEO da OpenAI explicou, na sua conta na rede social X, que até agora o ChatGPT foi bastante restritivo para evitar impactos negativos na saúde mental dos utilizadores. Depois de ter sido processada pela família de um adolescente que se suicidou, acusando o ChatGPT de ser o responsável pela sua morte, a empresa implementou uma série de novas medidas, como controlos parentais, para tentar mitigar possíveis danos a terceiros.
Nesse seguimento e com as novas ferramentas de segurança já implementadas, a OpenAI acredita estar pronta para atenuar as restrições de segurança na maioria dos casos. De acordo com o executivo da empresa, a nova versão do ChatGPT permitirá interações mais humanas, expressivas e próximas das preferências de cada utilizador.
We made ChatGPT pretty restrictive to make sure we were being careful with mental health issues. We realize this made it less useful/enjoyable to many users who had no mental health problems, but given the seriousness of the issue we wanted to get this right.
— Sam Altman (@sama) October 14, 2025
Now that we have…
Horas mais tarde, Sam Altman voltou a publicar mais um post na rede social X mas num tom mais descontraído, reconhecendo que o seu anúncio gerou mais atenção na questão erótica do que era suposto, esclarecendo que o objetivo não é transformar o ChatGPT num espaço dedicado a esse tipo de conteúdo, mas dar liberdade de escolha a adultos responsáveis.
“Não somos a polícia moral eleita do mundo. Da mesma forma que a sociedade define limites apropriados, como filmes com classificação etária, queremos fazer algo semelhante aqui.”
Ok this tweet about upcoming changes to ChatGPT blew up on the erotica point much more than I thought it was going to! It was meant to be just one example of us allowing more user freedom for adults. Here is an effort to better communicate it:
— Sam Altman (@sama) October 15, 2025
As we have said earlier, we are… https://t.co/OUVfevokHE
O CEO da OpenAI garantiu que esta flexibilização não implicará riscos acrescidos nem mudanças nas políticas de proteção a menores.
“Continuaremos a não permitir conteúdos que causem danos a terceiros e a tratar de forma diferente utilizadores em crise de saúde mental.”
Com esta medida, a OpenAI trás um modelo de IA mais aberto e personalizado, em que as preferências dos utilizadores adultos são valorizadas, mas sempre dentro dos limites éticos e de segurança claros. Esta nova atualização, irá redefinir a forma como as pessoas interagem com assistentes de IA e reacende o debate sobre isso será benéfico ou prejudicial para os seus utilizadores.