E agora? Samsung Galaxy Tab S9 Ultra ou iPad Pro 12,9"?
Por Pedro Alves

E agora? Samsung Galaxy Tab S9 Ultra ou iPad Pro 12,9"?

PUB

A Samsung acabou de apresentar a sua mais recente linha de tablets de topo: falamos dos Galaxy Tab S9. Esta gama é liderada pela variante Ultra, que carrega consigo um imenso potencial para ser o substituto perfeito de um computador portátil. Porém, no mercado existe outro concorrente de peso, cuja presença não se pode descurar: falamos do iPad Pro. Apesar de já andar por cá há mais tempo, a alternativa da Apple também tem bastantes argumentos a seu favor.

De forma a tentarmos ajudar os nossos leitores a tomarem uma decisão, vamos abordar alguns cenários em que cada um destes tablets brilha por si próprio. É importante referir que, por uma questão de justiça, o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra de 14,6" vai enfrentar a variante maior do iPad Pro, cujo ecrã mede 12,9".

Tabela de especificações

Especificações Galaxy Tab S9 Ultra iPad Pro 12,9"
Preço inicial 1429,90€ 1479€
Cores Beige, Graphite Space gray, Silver
Câmara principal 13MP AF, 8MP UW 12MP, 10MP UW
Câmara frontal 12MP, 12MP UW 12MP UW
Bateria 11200 mAh 10758 mAh
RAM e armazenamento 12GB/256GB, 12GB/512GB , 16GB/1TB 8GB/128GB, 8GB/256GB, 8GB/512GB, 16GB/1TB, 16GB/2TB
Expansão via Micro SD até 1 TB não tem
Resistência IP68 desconhecida
Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy Apple M2
Ecrã 14.6" Dynamic AMOLED, 120 Hz 12.9" Liquid retina XDR, 120 Hz
Audio Quatro colunas estéreo AKG, Dolby Atmos Quatro colunas, cinco microfones
Conectividade 5G, LTE, Wi-Fi 6E, Wi-Fi Direct Bluetooth 5.3 5G, LTE, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3

Vantagens do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Ecrã maior

Se precisas da maior área de trabalho possível, o Tab S9 Ultra é a solução. São 14,6" que o fazem entrar já no reino dos computadores portáteis, e que tornam este tablet num dos maiores do mercado. O tamanho extra e o rácio 16:10 vão beneficiar tarefas como a edição de imagem e vídeo.

Não podemos deixar também de mencionar a qualidade exemplar deste painel Dynamic AMOLED com 120 Hz de taxa de atualização, capaz de proporcionar uma experiência de visualização ímpar.

Resistência aos elementos

Este Galaxy conta com certificação IP68, sendo o único (juntamente com os restantes modelos da sua gama) a possuir tal característica para além dos tablets rugged da Samsung. Isto significa que é possível manter a sujidade longe do interior deste equipamento, e também submergi-lo em água até 1,5 metros de profundidade durante 30 minutos.

Não sabemos o interesse que alguém possa ter em submergir um tablet, mas pelo menos ficamos com a certeza que o mesmo irá resistir aos derrames acidentais de líquidos que muitas vezes acontecem nas nossas áreas de trabalho.

S Pen incluída no pacote de venda

A Apple publicita o Apple Pencil e as suas funcionalidades, mas obriga os seus clientes a pagarem mais para adquirirem este objeto separadamente. A Samsung opta pela abordagem precisamente contrária.

Este Ultra é sempre vendido acompanhado pela S Pen, o que se traduz inevitavelmente em poupança. Fica na consciência dos utilizadores dar-lhe uso ou simplesmente mantê-la na embalagem.

Vantagens do Apple iPad Pro 12,9"

Processador mais rápido e mais opções de armazenamento

O iPad Pro recorre ao chip M2, proprietário da Apple, e que marca presença também em diversos computadores Mac da marca da maçã. Indiscutivelmente, o M2 é mais poderoso que o Snapdragon 8 Gen 2, o que pode ser de utilidade extrema em muitos cenários.

Além disso, este tablet tem variantes com até 2 TB de armazenamento, o dobro do oferecido pelo Galaxy Tab, embora este último possa ser expandido via cartão microSD.

É mais compacto

Apesar de grande, o iPad Pro é mais compacto que o Tab S9 Ultra. Isto pode ter vantagens no que concerne à portabilidade, principalmente para quem trabalha em movimento, já que o modelo coreano já roça a pegada de um computador portátil...

Integração no ecossistema Apple

A Apple foi criando, ao longo dos anos, um ecossistema de integração perfeita entre todos os seus dispositivos, ferramentas e serviços, como não há outro no mercado. Inevitavelmente, este cenário acaba por fidelizar utilizadores, que muitas vezes baseiam nisso as suas compra. Se te revês nesta situação, a única escolha possível é mesmo o iPad Pro.


Com vantagens e desvantagens em ambos os produtos visados, a escolha final acaba por ser sempre do futuro proprietário, e daquilo que ele pretende e procura. Não há uma escolha certa nem uma errada: cada caso é um caso, e o que é preciso é determinar com consciência as necessidades, assim como a melhor forma de as suprimir, pois só assim se dita o sucesso de uma aquisição.

Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Comparativo Samsung