• Home
  • Dicas
  • Compreende os diferentes processadores Qualcomm Snapdragon
Compreende os diferentes processadores Qualcomm Snapdragon
Por Pedro Alves

Compreende os diferentes processadores Qualcomm Snapdragon

Atualmente, um dos pontos chaves que se tem em conta quando se compra um smartphone é, sem dúvida, a componente fotográfica. Contudo, se o hardware que complementa as câmaras não for bom, de pouco adianta o número de sensores presentes, assim como as suas características.

O processador é o motor de qualquer dispositivo e, num mercado recheado de opções, importa perceber, de uma vez por todas, as diferenças entre as distintas gamas da linha de processadores da Qualcomm. É certo que existem também os processadores da MediaTek ou da Google mas, sendo os da empresa do dragão os mais utilizados, navegaremos em cada uma destas gamas para vosso benefício.

Snapdragon Série 8 - O topo de gama

Para quem procura o melhor dos melhores no que a processadores de smartphones Android diz respeito, a série 8 é a escolha. É aqui que a Qualcomm aplica toda a sua sabedoria, tendo em vista a extração do máximo de performance possível, sem perder de vista a eficiência enérgica. Se és um utilizador exigente, não precisas de procurar mais.

O modelo de topo, o Snapdragon 8 Gen 2, chega a ser 20% mais rápido que o seu antecessor, o 8 Plus Gen 1. A poderosa GPU presente neste chip faz as delícias dos jogadores exigentes, garantindo performance suficiente para bater de frente com as alternativas da concorrência.

Outros processadores, mais antigos, a ter em conta nesta série são o já mencionado 8 Plus Gen 1, o 8 Gen 1, o 888+ e o 870, que ainda podem ser encontrados em diversos modelos presentes no mercado.

Snapdragon Série 7 - A gama média-alta

A série 7 é a ideal para equipar smartphones já com um poder de processamento considerável, mas sem entrar nos patamares loucos de preços pedidos pelos topo de gama. Podemos dizer que é um compromisso bastante saudável entre a gama alta e a gama média, que não deixará ninguém ficar mal quando pontualmente for necessário exigir um pouco mais da máquina onde um chip desta família estiver montado.

O mais recente processador da série 7 é o Snapdragon 7 Gen 1, que conta com oito núcleos na sua configuração. A Qualcomm anuncia ganhos de 20% na capacidade gráfica, quando comparado com o anterior 778G. Entre os destaques deste chip encontramos o suporte para câmaras até 200 MP, filmagem até 4K com HDR, e um processo de fabrico de 4 nm.

Outras opções a ter em conta na série 7 são o 778G e o 780G, sendo este último ainda bastante atual e poderoso quanto baste.

Snapdragon Série 6 - O equilibrado

Os processadores da série 6 são os escolhidos para equipar os smartphones de gama média, cujos preços se fixam entre os 200 e os 400€. São adequados para utilizadores não muito exigentes, com um tipo de utilização maioritariamente voltado para as redes sociais, jogos ocasionais não muito pesados, e algum consumo de multimédia. Em suma, estes chips são capazes de fazer um pouco de tudo, sem serem especialistas em nenhum ponto em específico.

O Snapdragon 6 Gen 1 é o modelo mais recente da série 6 da Qualcomm, que marca um grande salto qualitativo face aos seus antecessores. Para se ter uma ideia, a fabricante reporta ganhos de performance entre os 35 e os 40% face ao anterior Snapdragon 695. Este chip é fabricado segundo o processo de 4 nm, e suporta câmaras até 200 MP e filmagem até 4K.

Além do 6 Gen 1, devem ser tidos em consideração o Snapdragon 695 e o 680, ainda que o último apenas tenha conectividade 4G.

Snapdragon Série 4 - a linha de entrada

Utilizadores pouco exigentes que procuram smartphones acessíveis são o público alvo desta série de processadores. Apesar da melhoria sofrida nos últimos tempos, a série 4 continua a ser a ideal quando a utilização do smartphone não vai além de comunicações e redes sociais, mas principalmente quando a componente económica tem um grande peso na decisão.

O pico desta série reside no Snapdragon 4 Gen 1, que sofreu melhorias consideráveis quando comparado com o 480, seu predecessor: falamos de um processo de fabrico de 6 nm, conectividade 5G, carregamento rápido Quick Charge 4 Plus e suporte a displays de resolução Full HD+ com taxa de atualização de 120 Hz.

Além do 4 Gen 1, podemos considerar ainda o já referido Snapdragon 480/480 Plus, e o anterior 460.

Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas Qualcomm