As versões mais recentes do Android testemunharam um crescente interesse da Google na segurança e na privacidade dos seus utilizadores. Prova disso são as diversas melhorias aplicadas nestes aspetos, que felizmente em muito contribuem para uma utilização mais íntima e pessoal dos dispositivos que operam o sistema do robô verde.
Contudo, mesmo com todos os mecanismos empregues, ainda é possível que certas aplicações ou agentes mal intencionados consigam rastrear a localização dos usufrutuários do Android... Com isso em mente, achamos por bem falar de algumas definições que deves configurar, ou mesmo desativar completamente, com vista a minimizar ao máximo este problema.
Desliga completamente a localização
Conforme mencionado acima, ferramentas recentes do Android dão-te mais controlo sobre a tua localização do que nunca. A possibilidade que talvez deva ser mais útil é a de desligar completamente este recurso, bloqueando de uma só vez o acesso à localização por parte de todas as aplicações que possas ter instaladas no teu smartphone, com ou sem o teu conhecimento.
Claro que "não há bela sem senão", e o desligamento total da localização impedir-te-á de de usar a navegação GPS, mas pior: no caso de perderes o teu smartphone, ou do mesmo te ser roubado, não o conseguirás localizar remotamente... É importante teres sempre isto em mente.
A localização do teu Android pode ser desligada rapidamente, bastando para isso deslizares o painel superior de definições rápidas, e tocando no botão respetivo.
Escolha as aplicações que têm acesso à localização
Um método também eficaz, e menos arriscado do ponto de vista mencionado anteriormente, é o de selecionar, uma a uma, as aplicações que podem ler a tua posição. Para isso, dentro do menu Definições, tocas em Localização, e de seguida em Permissões de aplicações. Uma vez aí, vão surgir todas as aplicações que, nesse momento, têm acesso à localização. Filtra-as a teu gosto.
Verifica a tua atividade na Google
Se, por algum motivo, alguém conseguir aceder à tua conta Google, automaticamente fica também com acesso à localização do teu smartphone, e por consequência à tua.
Se receberes alguma notificação suspeita, a dizer que o teu aparelho foi removido do Encontrar o meu Dispositivo, acede imediatamente ao link https://myaccount.google.com/security, clica em Palavra-passe, e inicia o processo de alteração da mesma. Desta forma, todas as sessões iniciadas com a tua conta Google vão ser fechadas, e para as reabrires (ou o amigo do alheio responsável pela intrusão) terás de digitar a nova password que definiste.
Através das outras opções a que tens acesso no link acima consegues ver de onde partiu o início de sessão fraudulento, onde tens sessão iniciada, e que aplicações ou dispositivos têm acesso ao teu posicionamento. Mantém sempre tudo isso debaixo de olho, e reage rapidamente perante qualquer suspeita, por mais pequena que seja.
Deixa o teu comentário