No episódio 30 do DroidCast, encerramos a temporada com a habitual análise a dispositivos tecnológicos relevantes. No caso em particular, o Huawei Pura 80 Ultra e o Samsung Galaxy Tab S11, foram as estrelas da nossa conversa. Para fecharmos da melhor forma, ainda tivemos tempo para refletir sobre as tendências que deverão marcar 2026 no universo Android e na tecnologia em geral.
Huawei Pura 80 Ultra
O Huawei Pura 80 Ultra é um smartphone que tem gerado interesse entre entusiastas devido às suas capacidades fotográficas e o seu desempenho equilibrado. A aposta estratégica da Huawei no mercado de topos de gama é claramente a qualidade fotográfica. Tive a oportunidade de o testar capturando mais de 500 fotografia, e o resultado surpreende pela positiva.

Nesse quesito, é um dispositivo que se destaca junto dos seus concorrentes diretos. No que diz respeito ao software, a experiência de utilização já não é a mesma quando comparado com os seus principais rivais. Obviamente que os embargos do governo norte-americano prejudicaram muito a empresa nesse aspeto. Mas será que mesmo assim, o Huawei Pura 80 Ultra vale a pena?
Samsung Galaxy Tab S11
Outro dispositivo que mereceu destaque na nossa conversa foi o tablet da gigante tecnológica sul-coreana, o Samsung Galaxy Tab S11. A série Tab S11 representa uma evolução significativa no segmento de tablets Android, com um design ultrafino, ecrãs Dynamic AMOLED 2X e forte foco em produtividade e criatividade.

Os modelos incluindo a variante Galaxy Tab S11 Ultra com o seu amplo ecrã de 14,6 polegadas e um potente processador de 3 nm destacam-se pela sua versatilidade para trabalho, consumo de multimédia e criação de conteúdo. A atualização do sistema com One UI 8, assim como funcionalidades de IA integradas e uma S Pen melhorada, foram alguns dos pontos sublinhados pelo Diogo Simões na nossa conversa.
O que esperar para 2026?
Para fechar da melhor forma 2026, eu e o Diogo discutimos uma antevisão das tendências mais prováveis, onde a inteligência artificial integrada em dispositivos móveis será cada vez mais comum, mesmo em dispositivos mais acessíveis. À semelhança de anos anteriores, 2026 será um ano onde a tecnologia caminha para dispositivos cada vez mais completos, com forte aposta em multimédia, melhores câmaras, ecrãs e áudio.

Além disso, plataformas ou equipamentos híbridos que juntam trabalho e lazer num só equipamento, como tablets e smartphones capazes de substituir um computador em muitas tarefas serão cada vez mais uma realidade vulgar. Também analisamos a competitividade entre as fabricantes e como estas inovações poderão influenciar escolhas do consumidor no próximo ano.
Sugestões do episódio #30 do DroidCast
Para fechar, aqui estão as sugestões dos intervenientes do podcast.
Como sugestão do Diogo - A aplicação Goodnotes.
Como sugestão minha (Samuel)- O projeto Jolla Phone, um smartphone baseado em Linux (Sailfish OS, o sistema operativo móvel europeu).
Uma conversa a não perder, onde estes e muitos outros assuntos foram dissecados pela dupla do costume: o Diogo Simões e o autor deste artigo, eu, Samuel Pinto.
Podes ouvir o 30º episódio do DroidCast nas plataformas habituais Spotify, Apple Podcasts e no YouTube.


