A mais recente versão de testes do Android 17 revela uma funcionalidade que será muito útil aos seus utilizadores. Esta nova função, chamada Min Mode, tem como objetivo transformar a forma como utilizas o ecrã sempre ligado (Always-On Display), tornando-o num verdadeiro ambiente integrado para aplicações.
Se até agora o ecrã sempre ligado apenas permite que o telemóvel mostre informações essenciais, como a hora, a data, as notificações e o nível da bateria, mesmo quando está bloqueado, com a chegada do Android 17 parece que essa experiência será elevada a outro patamar, permitindo visualizar a interface de uma aplicação em ecrã completo.

O que é o Min Mode e como funciona
De acordo com uma análise feita por Mishaal Rahman do Android Authority, ao código da versão Canary do Android (build 2510), o Min Mode está integrado no pacote SystemUI e permite que aplicações sejam exibidas de forma constante no ecrã sempre ligado.
Ou seja, em vez de apenas veres o relógio ou as notificações no ecrã sempre ligado, poderás visualizar uma interface completa da aplicação, desde que esta seja compatível com este modo e optimizada para baixo consumo de energia.
Entre as principais características do novo Min Mode, destaca-se o facto de não substituir o ecrã sempre ligado tradicional, mas sim adicionar uma versão alternativa que aproveita o mesmo estado de baixo consumo de energia.



📷 Android Authority. Google Mapas no Min Mode.
As aplicações poderão registar-se através de um componente chamado “MinModeProvider”, que informa o sistema para activar o modo sempre que a aplicação entra nesse estado. O ecrã sempre ativo é usado para consultas rápidas como as horas, notificações, widgets, mas até agora permanece limitado em termos de funcionalidades ativas, especialmente devido à necessidade de manter o baixo consumo.
Com a chegada do Min Mode, esta funcionalidade abre a porta a interfaces ativas e contínuas no ecrã sempre ligado, sem exigir que o utilizador acorde o telemóvel. Aplicações de navegação como o Google Mapas, Waze, controlo de música, fitness ou até widgets complexos, poderão usar este modo para oferecer informações úteis sem ativar o ecrã por completo.
Para quando esta funcionalidade no ecrã sempre ligado?
A funcionalidade Min Mode é esperada para o Android 17, e possivelmente será disponibilizada como API para desenvolvedores. Para os utilizadores de smartphones com suporte para o ecrã sempre ligado, que procurem uma integração mais profunda entre as aplicações e o Always-On Display, esta novidade poderá ser especialmente útil, principalmente em contextos onde é importante aceder rapidamente a informações.

Embora ainda não tenha sido anunciada oficialmente pela Google, a evidência no código sugere que o Min Mode será um dos destaques do Android 17. Para utilizadores e desenvolvedores, esta mudança é uma oportunidade de reinventar a forma como utilizamos os nossos dispositivos, no que diz respeito a funcionalidades do ecrã sempre ligado.
Para concluir, ainda não se sabe se esta funcionalidade exigirá algum tipo de compatibilidade específica de hardware, quais aplicações irão adotar o modo primeiro, ou se existirão restrições relacionadas com a resolução, a taxa de atualização ou requisitos do ecrã. Seja como for, a confirmar-se, será uma feature bem-vinda.