Sempre que chega uma nova versão do sistema operativo Android que a pergunta é a mesma: irei receber? Para utilizadores de outros sistemas, a pergunta pode parecer ridícula, mas com tanta fabricante e uma desfragmentação que, só agora, dá provas de se começar a resolver, ainda não são todas as fabricantes as amigas do consumidor.
Isto é especialmente importante, não só pelo ponto de vista de uma atualização em si e suas melhorias e/ou correções, mas da sustentabilidade e da valorização do dinheiro do consumidor.
Compreender as atualizações
As atualizações podem ser de dois tipos: as atualizações de sistema, que adicionam funcionalidades ou corrigem problemas, ou os famosos patchs de segurança. Estes últimos são os que mais variam, com as empresas a terem calendários mensais, trimestreais e por aí em diante. Estas atualizações são também as mais fáceis de adotar pelas marcas ou da própria Google as distribuir, de alguma forma, pela Google Play Services.
Qual a filosofia de cada marca quanto às atualizações?
Asus
A empresa oferece, usualmente, duas grandes atualizações de sistema operativo (2 anos de SO) e dois anos de atualizações de segurança. A empresa, contudo, é lenta na disponibilização das atualizações, mas tem feito esforços para melhorar isso.
A empresa deu a conhecer aos consumidores que oferecerá três anos de atualização de sistema operativo e cinco anos de atualizações de segurança. Contudo, isto aplica-se somente à gama Pixel 6 e futuras, com as anteriores a receberem três anos para cada tipo de atualização.
Podem saber melhor do cronograma pelo site da própria marca.
Nokia
A HMD Global, responsável pela marca Nokia, oferece tipicamente dois anos de atualização de sistema operativo e dois a três anos para atualizações de segurança.
A empresa tinha fama de oferecer atualizações rápidas mas tem falhado na sua capacidade de resposta, pelo que as políticas da mesma poderão variar. O certo é que, como outras fabricantes, podem consultar a informação no site.
Honor
Apesar de, no passado, ter sido da Huawei, a mesma desmembrou-se para continuar a oferecer aos consumidores o ecossistema Android. Com isto, a Honor promete dois anos de atualizações Android e três anos de patchs de segurança.
Motorola
Apesar de não ser claro pela empresa, é esperado que os seus equipamentos recebam dois anos de atualização android e dois a três anos de atualizações de segurança. Todavia, para os seus modelos de gama baixa estes, geralmente, recebem somente uma atualização de sistema operativo e até dois anos de atualizações de segurança.
OnePlus
A OnePlus promete três anos de atualização e quatro anos de atualização de segurança para os equipamentos topos de gama; dois anos de atualização de SO e três anos de patchs de segurança para a gama Nord e, por fim, um ano de atualização de sistema operativo e dois anos de atualizações de segurança para os Nord N.
Oppo
Semelhante à OnePlus (afinal o sistema é, cada vez mais, semelhante), a Oppo oferece três anos de atualização de SO e quatro anos de patchs. Os modelos de gama média recebem um ano de SO e três anos de patchs de segurança.
Poco
Apesar de não ter um compromisso público, a maioria dos equipamentos recebe dois anos de atualizações e de patchs de segurança.
Realme
Apesar das irmãs da Realme, a Oppo e a OnePlus, oferecerem uma política mais clara, a empresa costuma oferecer dois anos de sistema operativo e três anos de patchs de segurança.
Redmi
Esta sub-marca da Xiaomi não tem um compromisso público quanto às atualizações, sendo que o mais esperado é um ano de atualização. Quanto à periocidade das atualizações de segurança tanto podem acontecer mensalmente ou por trimestre.
Samsung
Como já indicado por nós, a Samsung é a empresa com a política mais abrangente e com maior longevidade. Para a grande maioria dos equipamentos encontramos quatro anos de atualizações de sistema operativo e cinco anos de patchs de segurança. Atualmente, nenhum equipamento da marca tem menos de três anos de atualizações e de patchs de segurança.
Esta política acontece, quer para modelos da linha S, F, A como para os Galaxy Watch4 e futuros.
Sony
Tirando o novo Xperia 1 IV e futuros, que receberá dois anos de atualizações e três anos de patchs de segurança, os modelos anteriores recebem somente dois anos de atualizações.
TCL
Não oferecendo uma política clara, a empresa oferece até dois anos de atualizações Android, sendo que a empresa varia de acordo com o equipamento/preço, tal e qual as restantes.
Vivo
A Vivo não tem qualquer compromisso quanto a atualizações, mas sabemos que, desde 2021, para equipamentos topos de gama se esperam três anos de atualizações, com os patchs de segurança a existirem para modelos selecionados.
Xiaomi
Confirmado pela empresa, esta promete dois anos de atualizações de segurança, sendo que as de sistema só têm cronograma definido para equipamentos topos de gama, com três anos de atualizações e quatro anos para patchs de segurança.
ZTE
A empresa é a que menos compromissos tem com o consumidor, não tendo política para atualizações de segurança e, geralmente, disponibiliza só um ano de atualizações de SO.
Deixa o teu comentário